Com as fortes chuvas dos últimos dias a bicharada está em polvorosa na Serra. Depois de um jacaré aparecer no bairro Palmeiras na segunda (28), agora foi a vez do Terminal de Laranjeiras receber a visita de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo.
O réptil apareceu no meio do terminal de passageiros e causou alvoroço e curiosidade em quem passava pelo local por volta das 9 horas desta quarta-feira (30).
De acordo com a Prefeitura da Serra, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente informou que a equipe de fiscalização recebeu pela manhã um chamado para resgate de um jacaré da espécie Papo Amarelo, de porte intermediário, que é a fase de transição do filhote para o adulto, no terminal de Laranjeiras.
O animal passou pela triagem e avaliação da saúde, e por não apresentar nenhum ferimento, não precisou ser transportado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)/Ibama. O animal foi solto no complexo da Lagoa Jucuném. E nenhum cidadão ficou ferido.
Após resgate, a equipe de fiscalização realizou uma breve ação de Educação Ambiental com os presentes no terminal para informar aos moradores o que fazer nessas situações. A equipe também explicou que as fortes chuvas dos últimos dias, ocasionam a deslocação de animais silvestres para áreas urbanas.
Coordenador e biólogo do projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, conversou com o Jornal Tempo Novo e disse que se trata de um jacaré-do-papo-amarelo e cujo estado de conservação é classificado como “perigo de extinção”, dado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Isso deve se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
Yhuri disse que o animal é absolutamente importante para a conservação de florestas e corpos d’água. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Esse tipo de situação acontece porque as cidades estão invadindo os ambientes naturais”.
A Serra é muita rica em lagoas e córregos e a espécie está presente em praticamente todo o município. “Onde tiver uma lagoinha sempre vai ter um bichinho dentro. Em praia de Carapebus, Manguinhos, Barcelona, Jacaraípe, em volta da Norte Sul, na área da Vale. Quando chove, e as lagoinhas transbordam eles aproveitam para se deslocar, por isso começam a aparecer em tudo que é canto”, disse o também biólogo Cláudio Santiago.
+ Jacaré surge em rua de bairro da Serra, assusta moradores e ataca cachorro
Se você encontrar um jacaré e não souber o que fazer, no Espírito Santo existe o projeto Caimam que visa o desenvolvimento científico sobre a história natural e ecologia da espécie, para sua conservação e da Mata Atlântica como um todo. O projeto já é reconhecido no Brasil e no exterior como uma importante iniciativa para a pesquisa e conservação dos jacarés brasileiros.
Portanto se aparecer um jacaré em área urbana e você não souber o que fazer, já sabe quem chamar. Basta ligar para 27 99818-3188 ou pelo 3636-1650 Polícia Ambiental ou para o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…
Daniele, Murilinho e Thiago na maternidade no momento do nascimento da criança. Crédito: Acervo familiar Um verdadeiro milagre iluminou o…
Com a nova lei, as distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra. Crédito: Divulgação A Prefeitura…