O filme “Das águas que passam” é a única produção brasileira a disputar na categoria de curta-metragem, os prêmios Urso de Ouro e Urso de Prata no 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim, o “Berlinale 2016”.
O filme de autoria do diretor capixaba Diego Zon conta com apoio do Governo do Estado por meio de incentivo do edital de Produção de Documentários em Vídeo realizados no Espírito Santo. O Festival de Berlim vai acontecer na Alemanha entre os dias 11 e 21 de fevereiro, na capital alemã. Disputam 25 filmes de 21 países.
Gravado em março de 2015 na Vila de Regência, em Linhares, ‘Das águas que passam’ acompanha o pescador Zé de Sabino. A narrativa se aproxima da natureza deste homem em seu trabalho e em suas relações com o local e as pessoas que o cercam. O filme também tem como cenário a foz do Rio Doce e a costa marítima da região.
O documentário, que terá sua estreia mundial em Berlim, explorou elementos sensoriais e dramáticos próprios da variada paisagem sonora e da natureza da região, ambos em estreita ligação com o personagem. Esses elementos, ao lado de um silêncio que se instaura nos instantes de calmaria, buscam mostrar os desafios e a relação de continuidade do homem com a natureza e as águas que o cercam.