Esta terça-feira (25) ficará marcada pela estreia do longa-metragem “Punhal”, uma produção independente realizada pela Satírica Filmes, da cineasta Luiza Lubiana. O filme foi produzido no Espírito Santo por meio da Lei do Audiovisual e será exibido para a equipe técnica, elenco, patrocinadores e convidados no Teatro Universitário, na Ufes, às 20h30.
O filme conta com participação do ator carioca que vive na Serra Markus Konká. Antes de ocupar salas de cinema comerciais, “Punhal” percorrerá o circuito de festivais pelo Brasil.
O filme narra a história de um povo habitante do monte da Nuvem Branca que acredita que os espíritos quando morrem ainda sentem fome e desejo. O filme começa com os líderes espirituais indo à procura da escolhida dos deuses para torrar alimentos e dar paz aos espíritos e fertilidade às plantações. Eles encontram Prana, a escolhida dos deuses e predestinada a casar-se com Ozu, o regente financeiro desta aldeia. Mas, eis que chega ao Monte da Nuvem Branca, o belo e jovem Kalki, que se apaixona por Prana, que desfaz seu noivado com Ozu, o deixando ensandecido a ponto de cometer loucuras.
No elenco principal estão os atores Miguel Roncato, Isabela Camero, Fabíola Buzim e Rômulo Braga. O filme conta ainda com Tayana Dantas, Leo Patrocinio, Markus Konká, Cláudio Lins, Regina Mainard e Eneides Ribeiro como coadjuvantes.
Rodado em 35mm com finalização digital, o filme de 90 minutos contou com patrocínio do Banestes, Cedisa e CVC, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sincades, Prefeitura de Ibiraçu, Ufes, Lei Rubem Braga, entre outras. A locação do longa aconteceu no mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, Casa de Pedra em Jacaraípe, Cachoeira do Rio do Meio, em Santa Leopoldina e Mata do Tirol.