Durante o verão, estação mais quente do ano, muitas pessoas aproveitam as praias para tomar um banho de mar e se refrescar do calorão, mas o que é pra ser somente diversão pode se tornar um grande problema de saúde se o banhista não tomar os devidos cuidados com o sol e o calorão.
Utilizar protetor solar, se hidratar e tomar cuidado com a alimentação são algumas das dicas que devem ser colocadas em prática, principalmente com as crianças. O médico Luiz Carlos Bezerra alerta que algumas frutas cítricas e suco de limão podem ajudar a causar queimaduras na pele. “O banhista deve evitar comer comida de procedências duvidosas e mal conservadas. Para quem está curtindo a praia, o mais importante da alimentação é ingerir comida saudável e tomar muito líquido para evitar desidratação”, destaca.
Bezerra ainda destacou a importância da utilização do protetor solar. “O filtro solar deve ser passado 20 minutos antes da exposição ao sol e dura de 2h a 3h, devendo ser em todo o corpo, inclusive com o tempo nublado”, disse.
Já para as crianças os cuidados devem ser redobrados. “Devem evitar levar crianças menores de um ano a praia ou a piscina, mas se não tiver jeito mantenha o bebê na sombra, sempre protegido por chapéu de abas e roupas, de preferência aquelas que têm protetor solar na sua composição. Vale lembrar que o filtro solar só é recomendado para crianças acima de 6 meses e com fator de proteção no mínimo de 30”, lembra o médico.
Luiz Carlos ainda pede que os pais não deixem as crianças muito tempo ao sol. “Não se deve expor a criança muito tempo ao sol, principalmente no horário de 10h e 17h. Isso é devido aos efeitos nocivos de curto e longo prazo que a radiação pode causar tipo queimadura ou câncer de pele. Caso aconteça ardências na pele é necessário fazer compressa com água fria, hidratantes a base de água, roupas leves e arejadas”, explica.
Alguns sintomas de desidratação são vômitos ou diarreia. Nestes casos deve se fazer o uso de muito líquido. “Soro caseiro, água de coco, e muita água são os líquidos indicados, isso é importante tanto para hidratar como para não deixar a pele ressecada”, avisa.
Outra dica muito importante para que os turistas e moradores possam curtir o verão sem que aconteça nenhuma tragédia é tomar cuidado na hora de entrar no mar.A Serra conta com 23 km de litoral e mesmo com a presença de 98 guarda-vidas nos locais mais frequentados, é preciso atenção.
A assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra não soube informar o número de casos de afogamentos até agora neste verão, disse que ainda está em levantamento. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para saber como está a ocorrência de ações de crimes nas praias, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.