Por Conceição Nascimento
Pais de alunos, professores e outros trabalhadores da educação estão preocupados com a falta de vigias em algumas escolas da rede municipal. É que o contrato da Prefeitura com uma das empresas que ofereciam os profissionais de segurança foi encerrado, deixando pelo menos 41 escolas desguarnecidas.
Segundo um pai de aluno que não quis se identificar, a escola onde seu filho estuda, localizada no bairro José de Anchieta, estaria sem segurança durante toda essa semana. “Estamos preocupados com o bem-estar dos alunos, que estão entregues à própria sorte”, lamentou.
Também sob a condição de não ter o nome divulgado, uma professora da rede diz que as escolas Augusto Ruschi em Manoel Plaza, Leonel de Moura Brizola, em Jacaraípe, Sônia Regina Gomes em Serra Dourada I, Espaço Alternativo Jardim Carapina, estão sem vigilantes.
A secretária municipal de Educação, Vera Castiglioni, confirmou problema. Segundo ela, parte das escolas do município estão sem segurança porque uma das empresas que prestam o serviço para a Prefeitura da Serra teve seu contrato encerrado, não podendo mais ser renovado.
Vera disse que foi aberto processo de licitação, mas algumas empresas que participaram do certame discordaram da documentação apresentada por outras. A secretária não informou quando o novo contrato será assinado.
“Esperamos que seja rapidamente concluído. As escolas em bairros considerados mais violentos continuam com os vigilantes. E todas as escolas municipais são monitoradas por câmeras e possuem alarmes”, frisa.