Da última sexta (24) até a manhã desta segunda-feira (27), a Serra registrou 22 novos casos confirmados e cinco mortes causadas pelo coronavírus. Os dados, apesar tristes e preocupantes, mostram uma redução na quantidade de confirmações e óbitos que são registrados diariamente na cidade. No total, o município possui 9.927 moradores infectados, 405 mortes e 7.994 curados.
Apesar disso, a situação ainda não permite que todos voltem as suas atividades normais. Desde a semana passada, o governador Renato Casagrande (PSB), liberou a retomada total do comércio nos dias de semana, a abertura de restaurantes aos sábados e estendeu o horário de funcionamento dos shoppings. Mas de acordo com ele, para que a estabilidade continue nas cidades da Grande Vitória, os moradores precisam manter as determinações de isolamento social.
Mesmo registrando, nos últimos dias, uma diminuição expressiva na quantidade de novos casos e mortes por coronavírus registradas diariamente, a Serra continua sendo a terceira cidade com o maior número de moradores infectados e líder de mortes no Espírito Santo.
Vale destacar que o município vem sofrendo uma redução também no índice de isolamento social. Pelas ruas da cidade, o fluxo de pessoas é grande, principalmente nos dias de semana – quando o comércio está aberto. Nos transportes públicos, a situação também é complicada, principalmente nos horários de picos quando os ônibus já estão saindo cheios dos terminais.
A média da Serra no índice é 40,07. Isso significa que menos da metade da população serrana está respeitando as orientações de isolamento social. Já a taxa de letalidade da Covid-19 na Serra é de 4,08%.
Registros por bairro na Serra
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (21), Bairro das Laranjeiras (21), Morada de Laranjeiras (18), Vila Nova de Colares (18) e Nova Carapina I (17). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.
Feu Rosa voltou a ser o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 419 confirmações. Em segundo lugar vem Colina de Laranjeiras, com 410. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 77.201 confirmações, 2.411 mortes e 58.019 curados.