A Anemia Falciforme uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil e que possui alto índice de mortalidade será tema de diversas atividades na Serra desta sexta (18) até o domingo (22).
Para quem não sabe a doença impacta com maior gravidade negros e afrodescendentes e existem testes que ajudam no diagnóstico precoce e no tratamento das pessoas portadoras.
Pensando em alertar a população sobre este risco a Comissão do Grupo Falciforme da Serra em parceria com vereador Sebastião Sabino, propôs atividades para informar e orientar os moradores da Serra sobre o problema.
As atividades começam nesta sexta (18), às 16h30, onde será realizado um Sinalaço no semáforo do Shopping Montserrat, em Laranjeiras. Neste dia serão distribuídos materiais informativos sobre a doença.
Já no dia 19 (sábado), às 15 h, todos poderão participar do Piquenique Solidário no Parque da Cidade, em Valparaíso. Na ocasião haverá lanche partilhado, atividades lúdicas e apresentações culturais.
Para encerrar as atividades será realizada nesta terça (22), às 18h30, a Audiência Pública, com o tema: “Anemia Falciforme: Avanços e Desafios”, na Câmara Municipal da Serra.
De acordo com vereador Sabino, um dos realizadores das ações, é necessário colocar esse assunto em pauta, considerando que poucas pessoas têm ciência dessa doença e seus malefícios. “É importante trazer essa discussão para Serra, pois 57% da população são auto declarados negros e o Espírito Santo é 4º colocado no ranking nacional da doença”.
Para tirar dúvidas entre em contato com a Associação de Mulheres com Doença Falciforme do Espírito Santo (ASMUFES) pelo telefone 99779-5484 ou pelo e-mail asmufes@gmail.com.