A entrada no Fest’ Avart é franca
Por Clarice Poltronieri
No fim de semana do Dia das Crianças, pessoas de todas as idades serão presenteadas com muita cultura , sensibilidade e beleza. É que acontece o I Festival de Arte e Cultura da Vila das Artes – Fest’Avart – no bairro São Francisco.
O Festival ocorrerá começa nesta sexta(10) e segue até domingo(12), no entorno da Casa de Pedra e contará com diversas manifestações artístico-culturais, sendo uma ótima oportunidade para um passeio em família, entre amigos, ou mesmo sozinho(a).
Na sexta(10), a abertura será às 19h na tenda ao lado da Casa de Pedra com uma apresentação audiovisual da proposta do Festival, apresentação do Coral de Manguinhos, lançamento e exibição do filme “Casa de Pedra”.
Na sequência o lançamento dos livros de Theodorico Boa Morte, Juliana Pessoa (coletânea de desenhos) e de Dida Áurea Thomé (Novo Ciclo Espaço Ecoternura). Por fim, haverá o cortejo do Boi Graúna e show musical com José Wilton (voz e violão).
No sábado(11), os ateliês da Vila das Artes estarão abertos à visitação das 10h às 17h. Pelas ruas da Vila haverá varais abertos à exposição de pinturas, desenhos e poesias. Às 14h30 está prevista contação de histórias com Theodorico Boa Morte e Marília Edaniane na tenda cultural.
Oficinas
Das 15h às 16h, crianças farão oficinas de arte nos ateliês dos artistas Neusso Ribeiro (escultura), Vera Lúcia (cerâmica), Denise Viana (arte em pet), Agda Matos (arte em retalho) e Marilene Moura (macramê), enquanto na tenda cultural haverá um palco livre. As oficinas serão ofertadas às crianças que chegarem e se inscreverem no local, mas quem quiser inscrever grupos para participar delas, pode entrar em contato com 99958-5659.
Às 19h, shows na tenda cultural com Nélio Torres e Theodorico Boa Morte (música regional), João Batista (voz e violão) e Leo Vieira e Banda (samba de raiz).
Já no domingo(12), além da abertura dos ateliês, das oficinas e do palco livre, que seguem o mesmo horário de sábado, haverá às 10h apresentação do grupo Caramuru Capoeira (Mestre Fernando), e às 16h30 o show de encerramento com Paulo Godoy (voz e violão).
Vila
“A proposta do Fest’Avart é promover e divulgar a cultura produzida pelos artistas serranos e dialogar com outros artistas e com a comunidade.”, diz Marília Oliveira, uma das organizadoras do evento, que é o primeiro desse porte produzido pela Associação Vila das Artes. Marília acrescenta que moradores da comunidade venderão comes e bebes durante o evento.
Localizada em São Francisco a Vila teve sua origem quando o artista plástico Neusso Ribeiro comprou um terreno no local e em 1990 teve a idéia de construir uma casa utilizando pedra e madeira.
Daí surgiu a Casa de Pedra, hoje patrimônio artístico e um dos locais de referência turística e educacional da Serra. Nos anos seguintes outros artistas também compraram terrenos no entorno da Casa e montaram seus ateliês na região. Há um ano eles fundaram a Associação Vila das Artes, que hoje conta com 12 artistas associados.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…