A sexta-feira (13) foi de “terror” para os pescadores que estavam fazendo pesca irregular na Lagoa Jacuném. Isto porque equipes de Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra realizaram uma ação para coibir a prática.
Em parceria com a Polícia Militar Ambiental, foram apreendidos aproximadamente sete mil metros de rede e sete tarrafas, além de dois jequis, ou seja, armadilha artesanal para peixes.
“A fiscalização para coibir a pesca irregular é realizada de forma rotineira. Outras lagoas do município receberão ações do mesmo tipo”, explica José Luiz Scaquete, diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Além de apreender equipamentos, as equipes também demoliram pequenas construções caracterizadas como ocupação irregular, às margens da lagoa.
“O objetivo é evitar infrações como a prática de pesca sem habilitação (carteirinha de pescador), uso de malhas com tamanho fora do permitido e de técnicas ilegais como o bate-bate, que consiste na utilização de um objeto que é batido na água com o objetivo de direcionar os peixes para os locais com rede”, conclui José Luiz.