Uma ação que parecia ser de rotina acabou resultando num flagrante. O caso aconteceu na manhã da última sexta-feira (10) na Av. Amazonas, em Novo Porto Canoa.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria de Serviços (Sese) estavam em uma ação de vistoria em pontos viciados em lixo quando flagraram dois veículos descartando resíduos de forma irregular no local.
A Fiscalização Ambiental da prefeitura foi acionada e autuou os proprietários dos veículos. Além da autuação, eles tiveram que retirar o resíduo e levá-lo para local licenciado, apresentando comprovação de destino.
De acordo com o diretor de Fiscalização Ambiental da prefeitura José Luiz Correia Scaquete a punição para quem é pego em flagrante descartando lixo em lugares irregulares varia de mil reais até 50 mil. O proprietário também pode ter o veículo apreendido e ter que responder por crime ambiental. De 2015 até hoje foram apreendidos 26 veículos.
A prefeitura conta com equipamento de videomonitoramento para fiscalizar os locais e recebe denúncias por telefone e e-mail. Para denunciar ligue 99951-2321/ 0800 2839780 ou envie fotos através do e-mail dfa.semma@serra.es.gov.br.