
Na noite deste domingo, dia 16 de fevereiro, o Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra realizou uma operação no bairro Vila Nova de Colares, onde apreendeu um aparelho e mesa de som em um bar. Além de estar mais alto do que o volume permitido por lei, o som estava ligado às 23 horas, desrespeitando a legislação de meio ambiente.
A ação aconteceu após o departamento receber denúncias de moradores locais. A ação foi realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e contou com o apoio da Polícia Militar.
No horário em que aconteceu a apreensão do equipamento de som, não é permitido a poluição sonora. Durante o dia, é permitido o som em uma altura de 55 decibéis, já à noite, o volume máximo permitido, é de 50 decibéis.
Orientação
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) segue orientando e reforçando aos moradores e donos de bar quanto a sons com volumes muito altos no município. Além de incomodar moradores ao redor, o som muito alto também pode trazer problemas sérios para idosos, animais e pessoas autistas.
A Semma também reforça que não é proibido usar equipamentos de som, desde que sejam respeitadas as regras da legislação de meio ambiente, como volume alto e horário.