Meio Ambiente

Fiscalização resgata cobra Cipó-Preta dentro de quintal de casa na Serra

A serpente não representa perigo nem para humanos, nem para animais domésticos. Crédito: Divulgação

Uma cobra chamou atenção dos moradores do bairro Costa Bela, na Serra, na manhã desta quarta-feira (14). A cobra foi resgatada no quintal de um morador, mas antes disso, deu umas voltas pela rua que fica próxima ao ponto final do ônibus, causando alvoroço e curiosidade.

Costa Bela abriga uma das últimas áreas significativas de mata de restinga do litoral da Serra no trecho que vai da região de Capuba até Nova Almeida. A semana está bem movimentada no bairro, e a bicharada está solta no balneário; antes da cobra, um Bugio também visitou a casa de um morador.

De acordo com o biólogo Cláudio Santiago, a cobra é da espécie Chironius laevicollis e conhecida popularmente como Cobra-Cipó-Preta e é inofensiva, apesar de ser arisca e brava.

+ Com bebida liberada e shows, bloco Curriola e Porco Elétrico animam Serra Sede

“Ela também é conhecida como cobra Espada e até confundida muitas vezes com a Caninana, que é amarela e preta… mas é outra espécie. A Cipó-Preta é arisca e paga de brava, mas apesar disso, não tem peçonha nenhuma. É uma serpente que da para manipular de boa, ela pode até morder, mas ela não tem veneno nenhum. A agressividade dela é para assustar mesmo, uma espécie de defesa. Ela não representa perigo nem para humanos e nem para animais domésticos”.

Cláudio disse que a espécie fica bem grande e pode chegar até a quase 2 metros de comprimento. “É uma ótima nadadora, gosta de água, de áreas de brejo. Se alimenta de sapo, aves, filhote de aves, bichinhos pequenos como rato se eles tiverem dando sopa, por exemplo. Mas ela prefere, rãs e sapinhos, por ser uma ótima nadadora”.

A Cobra-Cipó-Preta é muito encontrada no Brasil em regiões de mata atlântica em tem maior incidência nos estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

De acordo com a líder comunitária Daniele Curty, a região de Costa Bela tem enfrentado uma grande expansão imobiliária nos últimos anos e a degradação do meio ambiente está cada vez maior. “Temos muitos animais que aparecem aqui no bairro. Temos um projeto com a Prefeitura da Serra para tentar treinar pessoas da comunidade para auxiliar neste tipo de resgate, pois aqui a bicharada aparece com força e nós moradores respeitamos o espaço deles e queremos sempre que o final deles termine feliz”.

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra foi acionada para ajudar no resgate do animal e esteve no local fazendo o recolhimento. De acordo com a Fiscalização de Meio Ambiente foi acionada para resgatar uma cobra, da espécie Caninana, serpente não venenosa. O animal foi resgatado e soltado em uma área de preservação ambiental nas imediações da lagoa Juara.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

17 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

18 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

20 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

22 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

22 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás