Um gambá-de-orelha-preta, mais conhecido como Saruê morreu após receber uma descarga elétrica num condomínio da Serra, na manhã desta sexta-feira (19).
O Saruê foi resgatado dentro do condomínio Bosque dos Ipês, que fica no bairro Santa Luzia, que fica ao lado de Valparaíso – próximo ao Parque da Cidade e possui extensa área de mata a sua volta.
O animal chegou a ser resgatado ainda com vida pelos Auditores Fiscais de Atividades Urbanas da Fiscalização de Meio Ambiente da Serra, mas morreu a caminho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona.
O mamífero de nome científico Didelphis aurita é comum nas áreas verdes da Serra, o Sarué não oferece riscos a seres humanos. Muito pelo contrário. Além de desempenhar as funções que garantem o equilíbrio ecológico, os animais são predadores de escorpiões e insetos que podem causar problemas em humanos.
Ainda na manhã desta sexta-feira (19), um macaco Sagui também foi resgatado. Desta vez, o resgate foi feito no bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe. O sagui, de acordo com informações do Cetas, o Sagui está mal e sem movimento nos membros inferiores.
Ainda não se sabe o que pode ter causado o trauma no animal.
O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre o assunto e por meio de nota, o município disse que os dois animais foram recolhidos e passaram pela triagem. “Além do resgate a equipe de fiscalização fez um trabalho de conscientização com vários moradores, pois esse condomínio está ao redor de uma mata”, disse por meio de nota.
De acordo com a Prefeitura da Serra, entre os animais que mais passeiam nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também já houveram chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré, tamanduá e bicho-preguiça.
Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.
Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar primeiramente a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…
No ano passado, Lui Andrade foi o campeão do Troféu Arnaldo Saccomani, se apresentando no Show dos Calouros do Programa…
A Serra abriu 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses. Crédito: Divulgação A Secretaria de…
Cerca de 900 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias da Serra durante um mutirão de limpeza pós-Réveillon. As equipes…
A Serra vive um momento histórico de transformação econômica e cultural. O município, tradicionalmente associado a um perfil de renda…
A Colônia de Férias na Serra terá atividades de segunda a sexta-feira, em diversos espaços esportivos e culturais da cidade.…