Notícias

Fiscalização resgata Saruê e Sagui machucados em bairros da Serra

O saruê foi resgatado próximo ao Parque da Cidade, na Serra. Crédito: Divulgação

Um gambá-de-orelha-preta, mais conhecido como Saruê morreu após receber uma descarga elétrica num condomínio da Serra, na manhã desta sexta-feira (19).

O Saruê foi resgatado dentro do condomínio Bosque dos Ipês, que fica no bairro Santa Luzia, que fica ao lado de Valparaíso – próximo ao Parque da Cidade e possui extensa área de mata a sua volta.

O animal chegou a ser resgatado ainda com vida pelos Auditores Fiscais de Atividades Urbanas da Fiscalização de Meio Ambiente da Serra, mas morreu a caminho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona.

O mamífero de nome científico Didelphis aurita é comum nas áreas verdes da Serra, o Sarué não oferece riscos a seres humanos. Muito pelo contrário. Além de desempenhar as funções que garantem o equilíbrio ecológico, os animais são predadores de escorpiões e insetos que podem causar problemas em humanos.

Ainda na manhã desta sexta-feira (19), um macaco Sagui também foi resgatado. Desta vez, o resgate foi feito no bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe. O sagui, de acordo com informações do Cetas, o Sagui está mal e sem movimento nos membros inferiores.

Ainda não se sabe o que pode ter causado o trauma no animal.

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre o assunto e por meio de nota, o município disse que os dois animais foram recolhidos e passaram pela triagem.  “Além do resgate a equipe de fiscalização fez um trabalho de conscientização com vários moradores, pois esse condomínio está ao redor de uma mata”, disse por meio de nota.

Animais silvestres na Serra

De acordo com a Prefeitura da Serra, entre os animais que mais passeiam nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também já houveram chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré, tamanduá e bicho-preguiça.

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar primeiramente a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Projeto de mega-galpões no Contorno do Mestre Álvaro podem concretizar a nova ‘Serra do oeste’

Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…

5 horas atrás

Capixaba Lui Andrade se destaca no Show de Calouros do Programa do Ratinho

No ano passado, Lui Andrade foi o campeão do Troféu Arnaldo Saccomani, se apresentando no Show dos Calouros do Programa…

5 horas atrás

Serra abre 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses

A Serra abriu 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses. Crédito: Divulgação A Secretaria de…

5 horas atrás

Cerca de 900 toneladas de lixo são recolhidas nas praias da Serra no pós-Réveillon

Cerca de 900 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias da Serra durante um mutirão de limpeza pós-Réveillon. As equipes…

6 horas atrás

Polo gastronômico abre as portas na Serra: um potencial que investidores não podem ignorar

A Serra vive um momento histórico de transformação econômica e cultural. O município, tradicionalmente associado a um perfil de renda…

6 horas atrás

Colônia de Férias gratuita para crianças e adolescentes na Serra

A Colônia de Férias na Serra terá atividades de segunda a sexta-feira, em diversos espaços esportivos e culturais da cidade.…

6 horas atrás