Categories: Meio Ambiente

Fogo gigante é normal e só lança dióxido de carbono e vapor d’água, diz ArcelorMittal Tubarão

A labareda, visata de Morada de Laranjeiras, está à direita do prédio na linha do horizonte. Foto: Divulgação/Internauta

A labareda de fogo gigante vista principalmente à noite no complexo industrial de Tubarão acontece na área da ArcelorMittal e é normal, sendo um processo de controle ambiental, segunda a empresa.

Em nota enviada a reportagem na última quinta-feira (05), a siderúrgica afirmou que o fogo é resultado da queima de gases não recuperados da Aciaria. Questionada que tipo de gases são emitidos no ar com esta queima, a ArcelorMittal Tubarão afirmou que apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor d’água.

A empresa acrescentou que o procedimento é licenciado. A labareda pode ser vista por diversos pontos da região metropolitana da Grande Vitória. Tanto que na última terça-feira (03) um internauta fez o registro do apartamento onde reside em Morada de Laranjeiras.

Confira a explicação da ArcelorMittal, enviada através de nota ao Tempo Novo.

A imagem recebida demonstra a chama do queimador da Aciaria, o qual é um dispositivo de engenharia projetado e licenciado para queima controlada do gás da unidade operacional. A unidade operacional possui implementado projeto de eficiência energética com o sistema de recuperação do gás LDG, gás da Aciaria, aproveitando o seu potencial na geração de energia elétrica. Durante períodos específicos do processo, a composição do gás inviabiliza o seu aproveitamento para geração de energia, dessa forma, o gás não recuperado é queimado no referido equipamento. Esta queima é considerada um controle ambiental e dispositivo de segurança aplicado para eliminar a presença do monóxido de carbono (CO) que se faz presente no gás. Com a combustão controlada, seus produtos de queima são Dióxido de Carbono e Vapor de Água.

Erramos

Em matéria sobre o assunto publicada em nossa edição impressa na última sexta-feira (06), havíamos informado, equivocadamente, que a ArcelorMittal Tubarão tinha dito que a chama gigante lançava dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. Na verdade a siderúrgica disse que lançava neste processo apenas vapor d’água (H2O) e dióxido de carbono (CO2).

Vale ressaltar que há sim lançamento de enxofre no ar durante a produção de aço da ArcelorMittal no complexo de Tubarão, conforme o Inventário de Fontes de Emissões Atmosférica da Grande Vitória publicado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em julho de 2019.

Mas, em nenhum momento, a assessoria de imprensa da siderúrgica disse que as emissões de enxofre também acontecem na queima de gases da Aciaria, procedimento que produz a chama gigante, objeto de abordagem desta matéria.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

13 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás