A labareda de fogo gigante vista principalmente à noite no complexo industrial de Tubarão acontece na área da ArcelorMittal e é normal, sendo um processo de controle ambiental, segunda a empresa.
Em nota enviada a reportagem na última quinta-feira (05), a siderúrgica afirmou que o fogo é resultado da queima de gases não recuperados da Aciaria. Questionada que tipo de gases são emitidos no ar com esta queima, a ArcelorMittal Tubarão afirmou que apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor d’água.
A empresa acrescentou que o procedimento é licenciado. A labareda pode ser vista por diversos pontos da região metropolitana da Grande Vitória. Tanto que na última terça-feira (03) um internauta fez o registro do apartamento onde reside em Morada de Laranjeiras.
Confira a explicação da ArcelorMittal, enviada através de nota ao Tempo Novo.
A imagem recebida demonstra a chama do queimador da Aciaria, o qual é um dispositivo de engenharia projetado e licenciado para queima controlada do gás da unidade operacional. A unidade operacional possui implementado projeto de eficiência energética com o sistema de recuperação do gás LDG, gás da Aciaria, aproveitando o seu potencial na geração de energia elétrica. Durante períodos específicos do processo, a composição do gás inviabiliza o seu aproveitamento para geração de energia, dessa forma, o gás não recuperado é queimado no referido equipamento. Esta queima é considerada um controle ambiental e dispositivo de segurança aplicado para eliminar a presença do monóxido de carbono (CO) que se faz presente no gás. Com a combustão controlada, seus produtos de queima são Dióxido de Carbono e Vapor de Água.
Erramos
Em matéria sobre o assunto publicada em nossa edição impressa na última sexta-feira (06), havíamos informado, equivocadamente, que a ArcelorMittal Tubarão tinha dito que a chama gigante lançava dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. Na verdade a siderúrgica disse que lançava neste processo apenas vapor d’água (H2O) e dióxido de carbono (CO2).
Vale ressaltar que há sim lançamento de enxofre no ar durante a produção de aço da ArcelorMittal no complexo de Tubarão, conforme o Inventário de Fontes de Emissões Atmosférica da Grande Vitória publicado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em julho de 2019.
Mas, em nenhum momento, a assessoria de imprensa da siderúrgica disse que as emissões de enxofre também acontecem na queima de gases da Aciaria, procedimento que produz a chama gigante, objeto de abordagem desta matéria.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…