Categories: Meio Ambiente

Fogo gigante é normal e só lança dióxido de carbono e vapor d’água, diz ArcelorMittal Tubarão

A labareda, visata de Morada de Laranjeiras, está à direita do prédio na linha do horizonte. Foto: Divulgação/Internauta

A labareda de fogo gigante vista principalmente à noite no complexo industrial de Tubarão acontece na área da ArcelorMittal e é normal, sendo um processo de controle ambiental, segunda a empresa.

Em nota enviada a reportagem na última quinta-feira (05), a siderúrgica afirmou que o fogo é resultado da queima de gases não recuperados da Aciaria. Questionada que tipo de gases são emitidos no ar com esta queima, a ArcelorMittal Tubarão afirmou que apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor d’água.

A empresa acrescentou que o procedimento é licenciado. A labareda pode ser vista por diversos pontos da região metropolitana da Grande Vitória. Tanto que na última terça-feira (03) um internauta fez o registro do apartamento onde reside em Morada de Laranjeiras.

Confira a explicação da ArcelorMittal, enviada através de nota ao Tempo Novo.

A imagem recebida demonstra a chama do queimador da Aciaria, o qual é um dispositivo de engenharia projetado e licenciado para queima controlada do gás da unidade operacional. A unidade operacional possui implementado projeto de eficiência energética com o sistema de recuperação do gás LDG, gás da Aciaria, aproveitando o seu potencial na geração de energia elétrica. Durante períodos específicos do processo, a composição do gás inviabiliza o seu aproveitamento para geração de energia, dessa forma, o gás não recuperado é queimado no referido equipamento. Esta queima é considerada um controle ambiental e dispositivo de segurança aplicado para eliminar a presença do monóxido de carbono (CO) que se faz presente no gás. Com a combustão controlada, seus produtos de queima são Dióxido de Carbono e Vapor de Água.

Erramos

Em matéria sobre o assunto publicada em nossa edição impressa na última sexta-feira (06), havíamos informado, equivocadamente, que a ArcelorMittal Tubarão tinha dito que a chama gigante lançava dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. Na verdade a siderúrgica disse que lançava neste processo apenas vapor d’água (H2O) e dióxido de carbono (CO2).

Vale ressaltar que há sim lançamento de enxofre no ar durante a produção de aço da ArcelorMittal no complexo de Tubarão, conforme o Inventário de Fontes de Emissões Atmosférica da Grande Vitória publicado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em julho de 2019.

Mas, em nenhum momento, a assessoria de imprensa da siderúrgica disse que as emissões de enxofre também acontecem na queima de gases da Aciaria, procedimento que produz a chama gigante, objeto de abordagem desta matéria.

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

13 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

13 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

13 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

14 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

14 horas atrás