Após registrar incêndios supostamente criminosos na região de Serra Dourada e nos alagados do Mestre Álvaro, a Serra amanheceu tomada por fumaça em diversos bairros nesta segunda-feira (4). A principal suspeita é de que a fumaça vem sendo causada por fogo em áreas de turfa e isso vem preocupando moradores da cidade.
A principal preocupação dos moradores é a possibilidade de o fogo ter adentrado no solo de turfa – o que causaria uma queimada idêntica a ocorrida entre 2015 e 2016, anos de superseca, onde a Serra e até cidades vizinhas sofreram com o odor gerado pela fumaça do incêndio, que é muito difícil de ser controlado.
Um dos populares que está sofrendo com a quantidade de fumaça espalhada pelo município é o morador de Pitanga, Weliton Miranda. De acordo com ele, a comunidade está convivendo com essa situação já há alguns dias. “Estamos novamente passando pela situação de conviver com essa fumaça. O odor é de fumaça de turfa e gera um incômodo. A fumaça tem surgido nas proximidades do Ouro Velho”, disse.
Quem também denuncia a presença forte de fumaça é Fernanda Souza, moradora de Serra Dourada II. “Já tem dias que sinto um cheiro forte de fumaça aqui no bairro. Isso ocorreu depois de uma chuva de fuligem na semana passada, após um grave incêndio perto da rodovia Serra x Jacaraípe. Não queremos voltar a sofrer com esse cheiro de turfa, ou melhor, fedor”, relatou.
Bombeiros investiga origem de fumaça
Ao Jornal TEMPO NOVO, o Corpo de Bombeiros disse, até o momento, que não há ocorrência confirmada de incêndio em turfa em bairros da Serra. No entanto, após receber um chamado de um possível incêndio em vegetação nas proximidades do bairro Pitanga, uma equipe foi encaminhada e a ocorrência está em andamento na manhã desta segunda-feira.
A Defesa Civil da Serra também foi procurada pela reportagem, mas disse não possuir informações sobre o caso, já que não foi acionada para atender a ocorrência.
“O morador que presenciar estes acontecimentos deste tipo deve denunciar o crime nos telefones 199, 99949-8612 e 99938-9500. O funcionamento é em regime de plantão 24 horas em finais de semana e feriados, e de segunda a sexta feira de 19 às 7 horas para atendimento emergencial”, disse o órgão em nota.
Incêndio em Serra Dourada
Na última quarta-feira (29 de junho), um grave incêndio registrado no vale da lagoa Juara, que se espalhou sem controle e alcançou a vegetação da encosta do bairro Serra Dourada, assustou os moradores da região. Os bairros vizinhos foram tomados por forte fumaça e, logo depois, uma chuva de fuligem.
Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra disse que uma equipe da fiscalização esteve no loca a pedido dos moradores e acionou imediatamente o corpo de bombeiros.
“O fogo iniciou na taboa cega existente no vale da lagoa Juara e espalhou sem controle, alcançando a vegetação de encosta do bairro Serra Dourada. Reforçamos o pedido de evitar todos os tipos de queimadas a população, principalmente nesse período de seca”, disse em nota.
A secretaria ainda ressaltou que denúncias devem ser feitas através do telefone 99512321 para que quando houver ocorrência, a fiscalização consiga agir no tempo em caso de flagrante possa tomar as medidas necessárias.
DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…
O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…
Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…
Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…