Categories: Política

Foi aprovado projeto que reduz imposto na conta de luz do serrano

A proposição foi uma iniciativa do deputado Vandinho que convocou o vereador, Gilmar para protocolar o PL na Casa de Leis. Foto: Ales / Gabriel Almeida

A Câmara da Serra aprovou o Projeto de Lei (PL) 93/2019 que reduz em até 3,5 vezes o valor Contribuição Iluminação Pública (CIP), popularmente conhecida como taxa de iluminação pública. Esse tributo municipal é embutido na conta de luz da EDP Espírito Santo mensalmente.  A proposição foi uma iniciativa do deputado estadual Vandinho Leite que convocou o vereador, Gilmar Dadalto (Raposão) para protocolar o PL na Casa de Leis.

Na prática, a proposição é para diminuir o imposto cobrado na taxa de iluminação pública que vem todo mês na conta de luz do serrano. A justificativa é que o imposto do morador da Serra é três vezes mais caro do que o de Vitória. “Chegou-se a conclusão que é extorsivo o valor pago pelo morador serrano”, justifica Raposão.

Após a votação do projeto que aconteceu em sessão realizada na tarde da última segunda-feira (10), Vandinho comemorou a aprovação. “Estou muito feliz. Esse projeto adéqua a taxa de iluminação pública da Serra com a do município de Vitória. Hoje a capital paga três vezes menos de taxa de iluminação pública do que a Serra. Meus parabéns aos parlamentares que votaram para aprovar”, disse o deputado.

O Projeto de Lei agora segue para a sanção ou veto do prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede). Vandinho fez um apelo para que Audifax não vete a proposta. “Faço um apelo para o prefeito: Audifax não vete essa matéria. Vamos acabar com essa vergonha que é a taxa de iluminação pública da Serra”, afirma.

Dos 23 vereadores, apenas cinco votaram contra a proposta. São eles: Guto Lorenzoni (Rede), Cabo Porto (PSB), Ericson Duarte (Rede), Luiz Carlos Moreira (MDB), Miguel da Policlínica (PTC).  Guto fez uma justificativa de voto e afirmou que votou contra por desconhecer a matéria e afirma que queria acrescentar uma emenda no PL.

“Nós temos que realmente fazer uma revisão na taxa de iluminação pública e eu olhando um rascunho que foi me emprestado eu olhei aqui e vi que o pobre não teve a isenção. Tinha que ter uma emenda para a pessoa de baixa renda não pagar nada. Por desconhecer o conteúdo da matéria eu votei pela improcedência porque a gente com responsabilidade poderia trabalhar melhor, pois é um beneficio colocado a toda a população”, disse Guto.

Já Raposão, que apresentou a proposta também comemorou a aprovação. “Quero agradecer a todos de coração. Muito obrigado pelo apoio em ter votado esse projeto”, disse durante a sessão.         

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Babesiose canina: uma doença parasitária grave e comuns desafios no tratamento

A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…

28 minutos atrás

O consumo excessivo de ovos: mito ou verdade?

Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…

59 minutos atrás

Dengue avança e Serra faz mutirão para combater mosquito em bairros

Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…

1 hora atrás

Fantástica Fábrica de UAU: livro traz inovação com contribuições de grandes nomes do mercado

O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…

3 horas atrás

Homem é preso acusado de estuprar filha e enteada na Serra

Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…

3 horas atrás

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

21 horas atrás