Acidentes envolvendo animais peçonhentos representam um percentual considerável do número total de atendimentos realizados pelo Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen).
No ano passado, as ocorrências de picadas de cobras, escorpiões, aranhas e outros animais que injetam veneno na vítima ao atacá-la chegaram a 35,3% dos registros. Para evitar acidentes com esses bichos, um dos principais cuidados recomendados pelo Toxcen é manter ambientes livres de entulho e lixo.
Nas áreas de maior prevalência de escorpiões, a orientação para evitar acidentes com esse animal é manter o quintal limpo, evitar entulhos, lacrar caixas de gordura e bueiros. Dentro de casa também é importante ficar alerta.
De acordo com o coordenador do Toxcen, antes de deitar e antes de dormir deve-se bater a roupa de cama, afastar camas e berços da parede, além de bater os calçados antes de usá-los. Ele também recomenda não colocar as mãos em locais escuros ou em que a pessoa não consiga ter uma boa visão.
Serpente
Apesar de ficarem em terceiro lugar nos registros (14,3%), acidentes com cobras são potencialmente graves e precisam de outros cuidados para evitá-los. O coordenador do Toxcen, Nixon Sesse, informa que acidentes com esses animais costumam estar relacionados à atividade ocupacional da pessoa e ao habitat da serpente, encontradas em regiões de matas, entocadas à beira dos rios ou dentro d’água.
Para evitar acidentes com cobras em ambientes rurais é necessário usar bota de cano alto ou perneiras de couro. Recomenda-se ainda o uso de luvas de apara de couro se a pessoa for se embrenhar em matas ou plantações, seja a trabalho ou lazer.
Outros animais
A aranha armadeira também é um animal que apresenta perigo, principalmente por ser agressiva quando ameaçada. Apesar de não ser frequente, ela pode aparecer em áreas urbanas, em residências próximas a matas ou terrenos baldios, por isso, deve-se tomar alguns cuidados.
O que fazer se for pícado
O Toxcen oferece um serviço de informação para a população e profissionais da saúde sobre atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológicospara o ser humano e animais. Em casos de suspeita de intoxicação, a pessoa deve entrar em contato com o serviço para receber a orientação necessária. O atendimento do Toxcen é realizado 24 horas por dia por meio do número 0800 283 9904.