Apesar da movimentação de lideranças políticas, os cortes da União na Assistência Social vão acontecendo. Quem deve estar se revirando no túmulo é o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Em 1993, ele lançou o programa Ação da Cidadania, que mobilizou vários segmentos da sociedade na busca de soluções para a fome e da miséria, deixando um grande legado. Aqui na Serra, são cerca de 100 mil pessoas na linha da pobreza, altamente dependente do aparato assistencial. Com esses cortes, espera-se um aprofundamento da pobreza e, por extensão, da violência.
Com Ciro na fita
O PDT, do deputado federal Sérgio Vidigal, fará convenção no dia 9 de dezembro, no Golaço em Limoeiro. O encontro irá escolher os comandantes do partido no ES para os próximos anos. Vidigal, cotado para ser reconduzido à presidência, promete trazer para o evento o presidenciável Ciro Gomes e o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.
Sossega vereador I
Corre nos bastidores políticos que o prefeito Audifax vem tentando limpar a área para reduzir o número de candidatos a estadual na Serra. Um dele é o vereador Miguel da Policlínica (PTC). Aliado de primeira hora do prefeito, Miguel nutre os planos de ser deputado estadual, mas segundo consta, o prefeito teria convencido o vereador a desistir desse projeto. Em contrapartida, Miguel teria recebido um sinal verde para a disputa pela presidência da Câmara.
Sossega vereador II
Outro que estaria na lista do prefeito, é o também vereador, Alexandre Xambinho (Rede). As informações são de que o prefeito propôs ao vereador abrir mão da candidatura a estadual para apoiar a secretária de turismo Sandra Gomes, que deve deixar o cargo em abril de 2018 para ser candidata. Caso aceitasse, Xambinho assumiria exatamente o posto atual de Sandra. Mas parece que o vereador rejeitou a ideia.
Cadê Roberto?
Lideranças da Serra estão se perguntando: por onde anda o ex-deputado Roberto Carlos? Isso porque depois de sair do PT, Roberto travou uma queda de braço de quase 6 meses com membros da Rede para conseguir se filiar ao partido. Visto como um candidato de bom recall político, Roberto que diz ser pré-candidato a estadual, assustou algumas lideranças que se viram ameaçadas para as eleições de 2018. Porém, para muitos, esses temores se mostraram infundados. Poucos têm visto movimentações de Roberto Carlos e se perguntam se ele será mesmo candidato.
Exterminadora de gatos
Na sessão da última segunda-feira (20), os vereadores denunciaram a empresa EDP ES, antiga Escelsa, sobre o chamado plano BT-Zero. Segundo os parlamentares quando a empresa identifica algum desvio de energia, o conhecido gato, toda a energia da rua é desligada. Rodrigo Caldeira puxou a denúncia e afirmou que na última semana, cerca de 15 ruas em Planalto Serrano, estavam totalmente apagadas por conta do tal BT-Zero. Os vereadores vão estudar formar uma comissão para ir na EDP esclarecer o caso.
Para quem bate em mulher
Marcada para a próxima semana, a Serra vai receber duas viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Os veículos serão entregues em dias distintos. Na terça-feira (28), a primeira viatura será entregue, à 14ª Companhia Independente, que atenderá aos bairros da grande Jacaraípe, Feu Rosa e Nova Almeida. Na quinta, por ocasião do aniversário do Sexto Batalhão, será entregue a outra viatura. As duas viaturas foram adquiridas com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Jamir Malini (PP), vice-líder do Governo na Assembleia. Segundo dados da Sesp, de janeiro a setembro, foram assassinadas 100 mulheres em todo o ES, e na Serra, totalizou 11 casos, ficando atrás apenas de Vila Velha com 14 e Cariacica com 13.
O laranjal é da abelha rainha
Quem está sendo chamada de abelha rainha de Laranjeiras é Deborah Alves (PTC). Isso porque, após intensa articulação entre lideranças políticas, a atual presidente do bairro garantiu sua reeleição. Com os prazos de inscrição já encerrados, Deborah apresentou chapa única na disputa. Isso é atípico para um bairro com forte histórico de disputa comunitária. Até houve uma tentativa para forma uma chapa de oposição, com um pequeno grupo de moradores do bairro, mas acabou não vingando. Deborah é um dos nomes de confiança do prefeito Audifax e vai se consolidando com uma proeminente liderança política. A colmeia de Laranjeiras, maior polo comercial da cidade, parece que já está dominada.
Assombração no PSB
Segundo informações, assessores e lideranças ligadas ao deputado Bruno Lamas (PSB), vem fazendo forte pressão em filiados do PSB capixaba, para votar contra a entrada do deputado Euclério Sampaio (PDT) no partido. Euclério vem em desacordo com a direção estadual do PDT há muito tempo, e nesta semana já apresentou carta de desfiliação. O PDT por sua vez disse que não vai requerer a vaga de Euclério. O futuro do deputado já está bem encaminhado, com aval do ex-governador Renato Casagrande, o PSB escancarou as portas para Euclério Sampaio. É e isso que vem assombrando Bruno Lamas, por se tratar de uma ameaça à sua reeleição. Em 2014, Euclério contabilizou cerca de 23 mil votos e Bruno, cerca de 20 mil. Euclério além de não ser um grande puxador de votos, vai dividir recursos e militância com Lamas.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…