A Força Nacional e as Forças Armadas devem estar ainda hoje (6) nas ruas do Espírito Santo para tentar restabelecer a segurança dos capixabas. O envio foi autorizado pelo Governo Federal. A expectativa é de que com as tropas a situação comece a voltar à normalidade. Duzentos homens serão enviados ao Estado.
Desde o último dia 3, familiares e amigos de policiais militares estão realizando manifestações em impedindo que viaturas saiam para as ruas. A ação tem afetado a segurança de pelo menos 30 cidades do ES e o clima de insegurança é grande. Relatos de assassinatos, assaltos e arrastões tomam conta das redes sociais.
Outras ações foram tomadas para retomar a normalidade no Espírito Santo, como o ingresso em juízo para o retorno das atividades dos policiais militares. O Tribunal de Justiça foi favorável à solicitação do Governo e determinou multa diária de R$ 100 mil ao dia caso os policiais não cumpram a determinação.
Também houve troca de comando na Polícia Militar. O Coronel Nylton Rodrigues assume para restabelecer a ordem e disciplina e continuar conversando com os policiais para garantir o policiamento nas ruas.
Confira o documento enviado do Governo Federal solicitando o uso das Forças Nacionais.