Clarice Poltronieri
A partir de hoje (10), a prefeitura da Serra vai montar uma força tarefa para vacinar toda a população serrana, inclusive os pacientes que fazem parte do grupo de risco. Para isso, os 38 postos de saúde estarão abertos durante a semana apenas para vacinação, das 8h às 16h, e os médicos estarão à disposição para avaliar os idosos e outros pacientes do grupo de risco que precisam de laudo para serem imunizados.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Mas em situações de emergência um médico pode avaliar e autorizar a vacinação para estes grupos.
Se antes o paciente tinha que agendar uma consulta para conseguir o laudo, agora basta se dirigir ao posto e passar pela triagem. As informações são da assessoria da prefeitura que ainda acrescentou que a meta é vacinar pelo menos 400 mil serranos. Para isso, serão distribuídas 20 mil doses diárias
Só de idosos, segundo a assessoria da prefeitura, a Serra possui 15% da população total, em torno de 75 mil. Pouco mais de 1,6 mil foram vacinados até a última quinta (9).
Os atendimentos e consultas nas Unidades de Saúde estarão suspensos até que a meta de vacinar 400 mil serranos seja atingida. Até a tarde desta quinta (9), 180 mil foram vacinados. Urgências e emergências continuarão a serem atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento de Carapina e Serra-Sede.
No sábado (11), haverá mutirão das 9h às 15h, apenas nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Serra-Sede, Serra Dourada, Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte e na Unidade Básica de Nova Almeida. Neste dia não haverá médico para avaliar o paciente e o grupo de risco só será atendido mediante laudo.
Cresce procura por autorização em clínica particular
Por conta das dificuldades em conseguir consultas, algumas pessoas procuraram alternativas para se vacinar. Shirley Paulina Covre, de Jacaraípe, pagou por uma consulta para conseguir o laudo. “Tive que pagar uma consulta para conseguir logo o laudo e me vacinar”, disse.
A supervisora da Clínica do Amigo, Patrícia de Carli, informou que houve aumento na procura por consultas. “Devido à dificuldade em conseguir agendar uma consulta no SUS, muitos pacientes têm nos procurado, por termos um preço acessível. A procura cresceu em torno de 20 a 30% em Laranjeiras e Jacaraípe, cerca de 8 a 10 consultas por dia, só para emissão de laudos”, explicou.
Estado entra para lista da Organização Mundial de Saúde
O surto de febre amarela incluiu o Estado na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) de locais com necessidade de vacinação em caso de viagem. A nota foi emitida pela OMS na última quarta (8) e incluiu também o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia. A partir disso, quem pretende viajar para estes locais deve ser vacinado com pelo menos 10 dias anterior à viagem.
Até a última terça-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu 266 casos suspeitos de febre amarela, com 31 descartados e 81 confirmados, dentre estes 20 mortes – Muniz Freire, Colatina, Ibatiba, Irupi, Itarana, Brejetuba, Laranja da Terra, Pancas, São Roque do Canaã, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo e Aracruz. Ainda há 154 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.
O primeiro caso de febre amarela em um morador da Serra foi confirmado nesta quarta (8) pela Secretaria de Saúde do Município e Sesa, mas não foi informado o bairro onde ele mora nem o estado de saúde do mesmo.
As assessorias dos dois órgãos afirmaram que o paciente não contraiu a doença na Serra, mas em outro município do estado, num local de risco onde há matas. No entanto também não disse qual seria esse município, apesar da insistência da reportagem.
As autoridades de Saúde de ES seguem afirmando que todos os casos de febre amarela registrados até o momento são silvestres, ou seja, contraídas em locais do interior, com mata.
Vacinação causa tumulto
Antes mesmo da confirmação do caso do morador da Serra, confusões já marcavam a vacinação no município.
Na última segunda (6) na Unidade de Saúde de Central Carapina, cinco homens armados obrigaram os funcionários a vaciná-los. Já na sexta passada (3), populares quebraram o portão da Unidade de Saúde de Jacaraípe e invadiram o local por conta da baixa quantidade de doses distribuídas.
Confira a lista com os 38 postos de saúde que estarão abertos durante a semana:
LISTA DE POSTOS |
|||
André Carloni
Bairro de Fátima Barcelona Barro Branco Boa Vista Campinho da Serra |
Carapebus
Carapina Grande Chácara Parreiral Cidade Continental Eldorado Feu Rosa |
Jacaraípe
Jardim Carapina Jardim Tropical José de Anchieta Laranjeiras Velha Manguinhos |
Manoel Plaza
Nova Almeida (ponto extra) Nova Carapina I Nova Carapina II Oceania Parque Residencial Laranjeiras |
LISTA DE POSTOS (CONTINUAÇÃO) | |||
Manoel Plaza
Nova Almeida (ponto extra) Nova Carapina I Nova Carapina II Oceania Parque Residencial Laranjeiras |
Pitanga
Planalto Serrano A Planalto Serrano B Porto Canoa São Diogo São Marcos |
Pitanga
Planalto Serrano A Planalto Serrano B Porto Canoa São Diogo São Marcos |
Taquara I
Taquara II Vila Nova de Colares Vista da Serra Novo Horizonte Serra Dourada Serra-Sede |
Participe da enquete desta semana ⬇
[poll id=”85″]