Não será por falta de oportunidade que o leitor capixaba deixará de conhecer o mais novo livro de Clério José Borges de Santanna, “Serra: Colonização de uma Cidade – História, Folclore, Cultura”: desta sexta-feira, dia 18 de setembro, a 30 de outubro, cinco lançamentos estão programados. O livro é o 11º do escritor serrano, editado por meio da lei de incentivo à cultura do Município da Serra, a “Lei Chico Prego”.
A pesquisa histórica é um dos assuntos preferidos de Clério, principalmente em relação ao seu município onde reside, a Serra, no bairro Eurico Salles. Tanto que seu livro de maior destaque chama-se exatamente “História da Serra”, já na terceira edição, a primeira delas tendo saído em 1988.
A trova é outra paixão de Clério, sobre a qual já publicou pelo menos outros cinco livros. Criador e presidente do CTC (Clube dos Trovadores Capixabas), ele organiza “Seminários Nacionais da Trova” e “Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores” em variados locais do Espírito Santo há 35 anos ininterruptos, eventos que têm colocado o Estado Capixaba no mapa da literatura nacional.
São as seguintes as datas dos cinco lançamentos:
- Nesta sexta-feira, dia 18, às 19 horas, no Café com Letras, do Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi (Vitória).
- Dia 24 de setembro, uma quinta-feira, às 18 horas, na Câmara da Serra (Serra-Sede), junto com a sessão solene comemorativa do Dia Municipal do Historiador. Também neste dia e nos dois anteriores (22 e 23), exposição de livros de autores capixabas, na área de chegada à Câmara.Cada uma das primeiras 100 pessoas que chegarem para a sessão solene ganhará de presente um exemplar do livro de Clério, mediante senha.
- Dia 30 de setembro, uma quarta-feira, às 18 horas, durante o encontro semanal dos membros do IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo), no Parque Moscoso (Vitória).
- Dia 2 de outubro, uma sexta-feira, às 18 horas, na Câmara de Vitória (bairro Bento Ferreira), junto com a sessão solene comemorativa doDia Municipal da Trova, na qual serão entregues os prêmios dos vencedores de Concursos de Trovas. Cada uma das primeiras 50 pessoas que chegarem para a sessão solene ganhará de presente um exemplar do livro de Clério, mediante senha.
- Dia 30 de outubro, uma sexta-feira, às 19 horas, na Academia de Letras Humberto de Campos, na Prainha (Vila Velha).