Os forrozeiros do Forró Bemtivi, da Serra, vão lançar neste domingo (30) seu terceiro disco em diversas plataformas digitais. O show de lançamento será no tradicional Forró Deck 16, que acontece em Jacaraípe, no dia 5 de abril, onde dividirá palco com o violinista Nicolas Krassik.
O novo disco intitulado “Pra Balançar, Pra Botar Quente”, possui 10 canções e tem produção dos próprios integrantes do Forró Bemtivi: Vinícius Tavares (vocal), Jura Fernandes (guitarra e viola), Douglas Vidal (baixo), Wanderson Gouvea (Zabumbatera) e Marcio Gobbette Marques (sanfona).
“Pra Balançar, Pra Botar Quente” é composto por diversos ritmos, além do forró, como xote, xaxado, maracatu, congo, sambado, baião, frevo e carimbó. E vai além: para diferenciar sua sonoridade, mistura zabumba com bateria (zabumbatera), bem como abre alas para a guitarra de Jura Fernandes, característica pela intimidade com os ritmos tradicionais capixabas e do nordeste, mas que traz o rock, a guitarra distorcida e o jazz no pacote.
“O álbum é uma celebração das duas culturas, do Espírito Santo e nordestina, que tanto nos presentearam. Itaúnas, divisa entre os ES e Bahia, aparece como cenário de momentos inesquecíveis, recorte que inspira a banda a criar um som ao mesmo tempo moderno e fiel às raízes”, conta Vinícius Tavares.
A música “Coração In Dunas”, por exemplo, retrata esse amor por Dunas de Itaúnas e a liberdade da alma proporcionada pelo distrito capixaba, berço do forró pé-de-serra no Brasil e encantador por suas paisagens. Onde as bandas de forró tocam “até o dedo calejar”.
Já a faixa-título, “Pra Balançar, Pra Botar Quente”, é um chamado à dança e pode transformar qualquer espaço em um salão de forró. “Sanfoneiro toca, sanfona que balança; o zabumba esquenta, bota fogo na dança”, diz um trecho da letra. E nesse momento o salão já está levantando poeira.
“Balanço da Rede” é outra canção de destaque e conta com a participação da cantora e compositora Janayna Pereira. A música também convoca a dança no salão, mas de forma mais cadenciada, sugerindo o amor em seu perfeito equilíbrio espiritual e rítmico.
“O álbum traz muito da história da música regional brasileira na sonoridade e nas letras. É um trabalho muito imagético, uma vez que conseguimos ouvir, dançar e enxergar perfeitamente a cena do que está sendo contado. O disco vai tirar muita gente de casa para levantar poeira no salão”, visualiza Jura Fernandes.
O projeto é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da prefeitura da Serra, da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e do Fundo Municipal de Cultura.
Os ingressos para o show do Deck 16 podem ser adquiridos CLICANDO AQUI.
Siga as redes do Bemtivi
➡️ YouTube
➡️ Spotify