Notícias

Fotógrafo registra diversidade da vida selvagem e flora no Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro possui em seu total, 833 metros de altitude e uma área de aproximadamente 2.389 hectares a APA: na foto a Marreca Ananai. Crédito: Hilton Monteiro

No último domingo, o fotógrafo Hilton Monteiro Cristovão, membro do clube Avis Vigilanti de fotógrafos da vida selvagem, teve a oportunidade de explorar a riqueza da vida silvestre do Mestre Álvaro, na Serra – uma Área de Proteção Ambiental que possui uma montanha com 833 metros de altitude. Em uma única tarde, Hilton capturou imagens impressionantes da diversidade de aves e plantas presentes na região. Suas fotografias revelam a exuberância da fauna e flora desse importante local.

Hilton Monteiro, entusiasta da natureza, expressou sua admiração pelo Mestre Álvaro, destacando o regime de alagamentos e secas causado pelas chuvas, que provoca uma renovação constante da natureza e atrai uma grande quantidade de aves. O fotógrafo ressaltou que, sempre que visita o local, encontra plantas florindo, o que evidencia a vitalidade da região.

Durante a tarde de registro fotográfico no último dia 21 de maio, Hilton capturou imagens impressionantes de várias espécies de aves. Entre elas, destacam-se a Garça-moura, o Urubu-de-cabeça-amarela, o Canário-do-campo, a Maria-faceira, o Gavião-cabloco, a Garça-branca-pequena, a Marreca-ananaí e a Jaçanã. Essas aves, pertencentes a diferentes famílias e classes, evidenciam a diversidade e a importância do ecossistema do Mestre Álvaro.

Árvore em rebrota
Mata verde com árvores colossais
Louro pardo
Aroeira
Planta aquática
Canário do Campo
Planta aquática
Garça Branca Pequena
Garça Moura
Gavião Caboclo
Maria Faceira
Marreca Ananai

Belezas da flora registradas no ‘Mestrão’

Além das aves, Hilton também registrou imagens encantadoras da flora da região. Suas fotos incluem a Planta aquática estrela-branca, a Aroeira, o Louro-pardo, uma mata verde com árvores colossais e uma árvore em rebrota.

Dr. Rodrigo Theófilo Valadares, especialista do Herbário VIES, comentou sobre essas espécies, ressaltando sua importância e características distintas.

Sobre a planta aquática estrela-branca, Rodrigo destacou que serve como refúgio para fauna de microinvertebrados e é uma bioindicadora da qualidade da água na área sujeita a inundação no entorno do Mestre Álvaro. Sua presença demonstra a saúde e a vitalidade do ecossistema local.

O especialista também ressaltou a importância da Aroeira, que atrai diversos pássaros migratórios quando frutifica, e a recomendação de seu uso para arborização pública e recuperação de áreas desmatadas.

+ Festival de Cervejas Artesanais da Serra começa nesta sexta com show de Casaca

Já o Louro-pardo, presente em vários biomas brasileiros, incluindo a Mata Atlântica e a Mata do Convento da Penha, em Vila Velha, também é uma opção valiosa para a recuperação de áreas desmatadas.

“O Mestre Álvaro ainda preserva árvores gigantes como mostra essa foto. A presença de árvores maiores (também chamadas de emergentes) que ultrapassam a altura média da floresta é comum quando o ambiente é muito preservado. Essa é uma característica típica das floresta úmidas, como a Mata Atlântica e a Amazônia.”

Rodrigo explicou ainda que a rebrota de algumas árvores no Mestre Álvaro proporciona esse espectro de cores. “É muito comum atravessar a Terceira Ponte e perceber que durante os meses de junho a agosto a mata do Convento da Penha fica mais seca por ter perdido folhas. Essa é uma característica das florestas das montanhas da Grande Vitória. No Mestre Álvaro, a riqueza de cores da rebrota é maior, porque existem mais tipos de árvores, proporcionando um colorido marcante”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

12 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

14 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás