Categories: Economia

Franquia nascida na Serra  já tem 70 unidades no país

Equipe do Instituto Gourmet, empresa genuinamente serrana. Foto: Divulgação

Uma empresa da Serra criada há cinco anos é exemplo de sucesso em tempos de crise e já abriu 70 franquias no Brasil. O Instituto Gourmet (IG), escola de gastronomia e empreendedorismo, é fruto da história de um casal que veio do interior do estado. E foi justamente o casamento dos dois que impulsionou a criação do IG.

Robson começou a trabalhar aos 11 anos no bar de seu pai, em Muniz Freire, e aos 19 abriu uma loja de agropecuária. Mas seu sonho era vir para a cidade. “Comecei a estudar MBA aqui e, na época, só se falava na expansão da Serra. Investi em uma franquia de escola de beleza em Laranjeiras, perto de onde morávamos”, relata.

Mas o casal ainda não tinha oficializado a união e foi o casamento que trouxe a mudança. Por falta de gente que fizesse o doce no prazo, Lucilaine teve que confeccionar os bem-casados para sua festa.

“O doce agradou muito e, na época, eu dava aulas de Biologia, mas estava de licença maternidade. Quando voltei à escola, passei a vender os doces lá e também por encomenda. Mas, paralelamente, estudei gastronomia e os negócios foram fluindo. Logo deixei a escola e comecei a dar aulas de culinária em casa, além de continuar atendendo encomendas”, narra.

Como o marido tinha um espaço em Laranjeiras, eles decidiram investir juntos no negócio. “Reformamos o espaço e criamos a primeira escola de gastronomia em Laranjeiras, em 2014, em cima de onde eu tinha minha franquia de beleza. O negócio foi crescendo e, no final de 2015, convidamos um amigo que conhecia um mercado amplo, Gláucio Ataíde, para entrar na sociedade e ampliar os horizontes. Fomos pra Cariacica e depois para o Rio, onde o negócio decolou e se expandiu pelo Brasil”, conta Robson.

Atualmente, o Instituto Gourmet está presente em quatro regiões do país (norte, nordeste, sul e sudeste) e possui 70 franquias. Já formou mais de 15 mil alunos e gera cerca de 1.050 empregos no país (média de 15 por franquia). Para ser um franqueado, o investimento inicial é de R$250 mil. Para estudar, os cursos custam a partir de R$ 350 a mensalidade e têm duração variada, de acordo com o tipo de culinária a ser aprendida (doces, salgados, vegetariana, vegana, etc).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Racha de motos e barulho infernal tiram o sono de moradores em bairro nobre da Serra

Racha de motos e barulho infernal estão tirando o sono de moradores em bairro nobre da Serra. Crédito: Divulgação Fim…

58 minutos atrás

Principais parasitas intestinais em felinos (parte 2)

Os parasitas intestinais de felinos são comuns, especialmente em gatos que têm acesso ao ambiente externo ou que não recebem…

1 hora atrás

Comunicado – 05/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

3 horas atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

3 horas atrás