Categories: Economia

Frio esquenta vendas no varejo do município

A vendedora Edilaine Rosa Prates, com as jaquetas que ‘bombam’ nas vendas durante o inverno na loja Brasileirão, na Avenida Central, em Laranjeiras. Foto: Joatan Alves

Ayanne Karoline

De calçados a cobertores, o comércio da Serra tem comemorado as baixas temperaturas. É que o frio, que mal deu as caras em 2014 e 2015, chegou forte este ano e fez crescer em até 60% a venda de itens de inverno em lojas no município.

Na loja Wilson Tecidos de Laranjeiras, as mantas de microfibra saíram todas na última semana. A procura por cobertores e tecidos para casacos aumentou em mais de 30%, segundo a gerente Keila Marchezi.  Já na Brasileirão Roupas, que fica na Avenida Central de Laranjeiras, as vendas aumentaram em 30% desde a chegada do frio. Segundo a gerente, Valéria de Oliveira, a maior procura vem das mulheres, por casacos.

As mamães também correram para comprar agasalhos para os filhos. Na Balãozinho de Laranjeiras, as vendas aumentaram em mais de 50%. Os itens mais procurados são conjuntos de moletom, luva, touca e meia calça. “Muitas crianças estudam de manhã e com o frio, precisam estar bem agasalhadas”, frisa a auxiliar administrativa da loja, Cláudia Helena.

Para os pés, as botas e sapatilhas são as mais procuradas. Na Prenda Multishop de Jacaraípe, o aumento na procura das botas foi de 60%. E a loja ainda dá descontos de 10 a 50%. “Tradicionalmente estamos num lugar que faz calor. Quando vem um friozinho, as mulheres aproveitam para comprar as botas”, disse a vendedora Eliana Lopes.

Até o setor de alimentação já sentiu uma melhora. Na indústria Chef Galles, que fica em Alterosa, os pedidos para refeições coletivas com pratos quentes dobraram, segundo a sócia da empresa Taiana Ventura. No cardápio muitas solicitações por caldos, canjas e feijoadas. “A expectativa é que com o inverno esses pratos saiam mais e as vendas aumentem”. O local vende para empresas e pessoas físicas.

A analista do Sebrae da Serra, Clebia Pettene, disse que o inverno é ótima oportunidade para incrementar os negócios. “Lojas de vestuário, por exemplo, devem apostar nas vitrines com casacos, calças, botas, lenços e cachecóis. Restaurantes e bares podem se adaptar para servir comidas quentes e bebidas como o vinho”, frisa.

Clebia acrescenta que negócios como cafeterias, chocolaterias, casas de caldos, massas e docerias, costumam ‘bombar’ neste período.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Anuário IEL | Serra abriga 34 das 200 maiores empresas do Espírito Santo — veja a lista

O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…

16 horas atrás

EDP realiza cadastro para Tarifa Social e troca de lâmpadas gratuitas em bairros da Serra

Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…

16 horas atrás

Comunicado – 04/11/2024

publicidade legal - 04-11-2024Baixar

16 horas atrás

Praia da Serra terá programa de acessibilidade para pessoas com deficiência

A praia de Jacaraípe, na Serra, terá um programa de acessibilidade para pessoas com deficiência. Crédito: Divulgação A Praia de…

18 horas atrás

Weverson anuncia economista e subsecretária de Estado para transição de governo na Serra

O prefeito eleito, Weverson Meireles, anunciou mais dois nomes para a transição de governo na Serra. Crédito: Samuel Chahoud Mais…

20 horas atrás

Alceu Valença traz para Vitória seu novo show “Alceu Dispor”

Ao lado de sua banda, Alceu Valença interpreta músicas como “Anunciação”, “Tropicana”, “Coração Bobo”, “Taxi Lunar”, “Pelas Ruas que Andei”,…

20 horas atrás