Ana Paula Bonelli / Gabriel Almeida
É mesmo da queima de turfa a fumaça que vem incomodando moradores dos bairros que ficam no entorno da região do Mestre Álvaro, na Serra e até de Vitória. É o que confirma o capitão Felipe Patrício das Neves da 3º Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros da Serra.
O capitão confirmou que a fumaça vem de um incêndio em área de turfa e acrescentou que o fogo também está pegando em vegetação superficial. “O fogo já alcançou uma área de 5 a 7 mil metros quadrados. Pretendemos combater até sexta-feira. Já são cerca de cinco mil metros quadrados de queimada. E já reduzimos a queima em 30% de ontem (10) para hoje (11)”, destaca.
Oito bombeiros estão na região de Central Carapina combatendo as chamas. “Temos duas a três viaturas da corporação e 20 mangueiras trabalhando firme no local e uma bomba diesel da Cesan com mangotes também ajudando nos trabalhos”.
Patrício disse ainda que tem previsão de chuva para quinta-feira (12) e que os bombeiros vão continuar a combater o fogo, inclusive de madrugada.
O capitão também pede a colaboração da população. “É pouco provável que este fogo tenha começado de forma espontânea. Já pedimos emergencialmente à Prefeitura da Serra a instalação de placas de sinalização pedindo para não colocar fogo na região. É muito complicado este tipo de combate, principalmente nesta época em que vivemos uma crise de água”, alerta.