Os moradores da Serra sofrem há semanas com muita fumaça e cheiro forte gerado por incêndio em área de turfa na cidade. Os principais focos de fogo têm sido registrados nas regiões de Jardim Tropical e Pitanga, aos pés do Mestre Álvaro. Apesar do problema estar afetando diversos bairros e ter se agravado no último fim de semana, o Corpo de Bombeiros nega.
De Jardim Tropical, Charles Pessoa entrou em contato com o Jornal TEMPO NOVO denunciando a situação. De acordo com o morador, o bairro tem sido sufocado pela forte fumaça de turfa durante as madrugadas.
“Nós não estamos conseguindo dormir a noite. É muita fumaça em toda a redondeza de Jardim Tropical. Esses dias mesmo passei na região do Contorno e vi que está pegando fogo em toda aquela baixada das Furnas, mas o Corpo de Bombeiros não nos atende. Estamos pedindo socorro e ninguém nos ajuda”, desabafou o morador.
Na região de Novo Horizonte, a fumaça também tem afetado os moradores. Um popular que não quis se identificar afirmou que o cheiro forte de turfa tem afetado a saúde da população. “Na minha casa, minha filha passou mal com tanta fumaça. A situação começa a piorar por volta das 18 horas e só amenina umas 7 horas do dia seguinte”, detalhou o morador.
Além destes bairros, as comunidades de Pitanga, Serra Dourada, Central Carapina e muitas outras também tem registrado ocorrências do mesmo tipo.
O Jornal TEMPO NOVO entrou em contato com o Corpo de Bombeiros levando a reclamação dos moradores da Serra sobre os incêndios na área de turfa. No entanto, de acordo com a corporação, no momento, não há registro de ocorrência de incêndio em turfa.
“Caso haja foco de fumaça ou incêndio em vegetação detectado por moradores, nessa região, o 193 deve ser acionado”, diz o texto da nota.
Já a Defesa Civil da Serra afirma não ter sido acionada para atender focos de incêndio em área de turfa.
A Defesa Civil da Serra informa que até o momento não foi acionada sobre o referido incêndio. Ressalta ainda que tem atuado em apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros fornecendo máquinas e equipamentos quando solicitado”, disse o órgão.
Ainda de acordo com o Município, durante o período de estiagem, que vai até a primeira quinzena de outubro, é necessário redobrar o cuidado com as áreas de vegetação.
Por isso, orienta os moradores a evitar queima de lixo, folhagem ou criação de qualquer foco de incêndio próximo à mata; e a evitar também a drenagem de áreas alagadas.
Em caso de incêndio ou flagrante de alguma destas práticas, denúncias podem ser feitas ao Ciodes no 181, ou ao Corpo de Bombeiros por meio do 193.
DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…
O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…
Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…
Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…
Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…
A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…