Mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus e com um decreto do Governo do Estado que proíbe o funcionamento, muitos bares continuam abrindo as portas e causando aglomerações de pessoas na Serra. A prova disso é que em duas comunidades, a Polícia Militar fechou sete estabelecimentos deste tipo que estavam abertos ao público. Dessa vez, as ações aconteceram na região de José de Anchieta e Jardim Tropical.
De acordo com informações de policiais, todos os bares tiveram que fechar, após a operação de fiscalização. A operação contou com a participação do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Leonardo Celante e foi realizada na última quinta-feira (13). “Os comerciantes foram alertados quanto à proibição, e todos os estabelecimentos visitados acataram a orientação da PM de fechar as portas”, afirmou o comandante.
Ainda de acordo com o comandante, a operação teve como foco estabelecimentos que estavam descumprindo as medidas determinadas pelo Decreto Estadual nº 4703-R, de 31 de julho, que proíbe o funcionamento de bares até o dia 31 de agosto. “Desde o início da pandemia, o 6º Batalhão vem realizando operações desse tipo, e elas terão continuidade enquanto houver normas de restrição”, destacou.
+ Morador da Serra pega coronavírus pela segunda vez e fica internado na UTI
+ Coronavírus: veja como denunciar aglomerações e festas irregulares na Serra
O TEMPO NOVO já havia publicado uma reportagem com denúncias de bares abertos com até música ao vivo em comunidades da cidade. Apesar da Prefeitura da Serra afirmar que realiza fiscalizações, a situação continua a mesma. E neste fim de semana, anúncios feitos nas redes sociais apontam para mais festas com show em estabelecimentos da cidade.
Na matéria publicada no dia 4 de agosto, a reportagem apurou e confirmou que muitos desses estabelecimentos realmente estavam abertos. O pior de tudo é que grande maioria das pessoas não utilizavam máscara e desrespeitavam o distanciamento social – duas medidas que são extremamente necessárias para conter o avanço da Covid-19. Uma das comunidades que tiveram bares e lanchonetes abertas no fim de semana foi Porto Canoa, durante a noite.
Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, questionou sobre o funcionamento irregular desses comércios. “Estamos no meio de uma pandemia que está matando centenas de pessoas e mesmo assim vi bares e lanchonetes funcionando normalmente e lotado de pessoas. Ninguém estava usando máscara e as mesas umas coladas nas outras. Isso é triste e me revolta”, disse a popular.
A reportagem também recebeu denúncias de bares abertos e até com música ao vivo em Parque Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras. Pelas redes sociais, cantores e muitos moradores que foram até esses locais publicaram fotos e vídeos em suas redes sociais. Um morador de Laranjeiras também reclama da situação.
Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra afirmou que os casos de aglomerações devem ser denunciados pelo telefone 190, da PM, que funciona 24h por dia. Além disso, a prefeitura recebe denúncias pela Ouvidoria. O funcionamento é das 8 às 17 horas. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780. A população também pode fazer uso dos serviços da Ouvidoria no site (clique aqui para acessar).
Vale destacar que até a manhã deste sábado (15), tinham sido registradas 456 mortes pelo coronavírus na Serra, 12.559 pessoas infectadas e 11.226 moradores curados da doença. A Serra é a terceira cidade com mais casos no Espírito Santo e a líder em mortes no estado.
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…