Os funcionários de empresas que atuam na limpeza urbana de diversas cidades capixabas, incluindo a Serra, decidiram entrar em greve a partir da próxima quinta-feira (12). Por conta disso, alguns serviços de limpeza e também a coleta de lixo podem ser gravemente afetados na cidade. A afirmação é do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários), que representa a categoria.
De acordo com o sindicato, os funcionários realizaram uma assembleia, onde discutiram sobre as propostas oferecidas pelas empresas. No entanto, a categoria não aceitou o reajuste oferecido e por esse motivo decidiram que paralisarão suas atividades. Um edital de aviso à população foi publicado nesta terça-feira (10).
O Sindirodoviários confirmou as informações ao TEMPO NOVO. Um representante do sindicato conversou com a reportagem e confirmou que os trabalhadores rodoviários que prestam serviço às empresas de limpeza irão cruzar os braços a partir desta quinta. O sindicato ainda confirmou que a Serra será afetada. “Serão diversos municípios do Espírito Santo e incluindo todos da Grande Vitória”, disse.
Na Serra, quem presta os serviços de limpeza é a Corpus Saneamento e Obras. A empresa ganhou uma nova licitação feita pela prefeitura ainda neste ano. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Corpus para coletar mais informações sobre como ficará a coleta de lixo e limpeza da cidade, mas até a finalização deste texto, não obteve retorno.
Vale destacar que o Sindirodoviários promete manter 30% da frota dos veículos – como os carros de lixo – para atendimento essencial aos moradores. Além dos caminhões de lixo, a Corpus possui outros veículos na frota: coleta de entulho, fiscalização, caminhões caçambas, entre outros maquinários.
O TEMPO NOVO também acionou a Secretaria de Serviços da Serra, através da assessoria de imprensa. A prefeitura se limitou a dizer por meio de nota que “não foi informada oficialmente” sobre a paralisação.
Por conta da categoria de limpeza pública ser representada pelo Sindirodoviários – que também representa os trabalhadores do sistema Transcol – informações sobre uma possível greve dos motoristas de ônibus começou a circular pela internet.
No entanto, o TEMPO NOVO apurou que a informação não procede. De acordo com o Sindirodoviários, a paralisação desta quinta-feira não envolve o Transcol.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…