
Cerca de trinta trabalhadores do Hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, fizeram uma manifestação em frente ao hospital estadual cobrando melhores condições de trabalho e recomposição salarial na manhã desta segunda-feira (03) por volta das 7 horas.
Os trabalhadores exibiram faixas com as cobranças da categoria sem afetar o tráfego de veículos na Avenida Paulo Pereira Gomes. “Estamos em greve por melhores condições de trabalho”, “Estamos em greve, exigimos nossos direitos”, diziam as faixas.
A movimento grevista dos trabalhadores que começou nesta segunda (3) seguirá até que o governador Renato Casagrande dê uma resposta para a categoria. O Sintrasades notificou o Governo do Estado no último dia 20 de março questionando e cobrando sobre os trabalhadores que recebem menos um salário mínimo e no dia 9 de março, notificou o Estado sobre possibilidade de greve. Em ambos os casos, o sindicato não obteve resposta.
De acordo com o Sintrasades – Sindicado dos trabalhadores em hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratório de análises clínicas e patológicas, banco de sangue, filantrópicas e privados no Estado do Espírito Santo – a manifestação foi de colaboradores que trabalham na área de limpeza, cozinha e hotelaria.
“A cobrança é por recomposição salarial que desde 2020 não acontece. A categoria também não quer mais receber abaixo do salário mínimo e cobra melhores condições de trabalho e serviço”, disse o negociador do Sintrasades, Diego Nunes.
Diego denunciou falta de EPI no hospital para os profissionais, além de diminuição de profissionais que executam algumas funções dentro do equipamento público. “Muitos colaboradores, principalmente da área técnica sofrem assédio moral dentro do hospital e queremos respeito e não queremos receber menos que o salário mínimo previsto na Constituição Federal”.
O Tempo Novo procurou a Secretaria de Estado da Saúde para se manifestar sobre o assunto e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.