Nos três primeiros meses de 2025, o Espírito Santo registrou 780 furtos e roubos de motocicletas, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Do total, 580 foram furtos e 200, roubos. Apesar dos altos números, a polícia conseguiu recuperar 573 motos no mesmo período, o que representa cerca de 73% dos veículos levados pelos criminosos.
Entre os municípios capixabas, a Serra aparece com o maior número de ocorrências: foram 184 casos envolvendo motocicletas, o que representa cerca de 23% do total registrado em todo o estado. A cidade, que possui 45.833 motocicletas registradas, segundo o Observatório do Detran-ES, lidera o ranking estadual.
Levantamento feito pelo Tempo Novo aponta que dois bairros da Serra estão entre os que mais concentraram ocorrências no estado: Parque Residencial Laranjeiras, com 35 registros, e Parque Jacaraípe, com 14. A maioria dos crimes aconteceu em vias públicas, seguida por invasões a residências.
+ Vereador da Serra propõe multa de até R$ 5 mil a morador que mantiver foco de dengue
Durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril, a Guarda Civil Municipal da Serra recuperou quatro motocicletas com o apoio de denúncias da população.
Para a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, a atuação da Guarda tem sido essencial. “Essas recuperações demonstram a importância e a eficácia do trabalho conjunto entre a Guarda da Serra e a nossa população. A participação ativa dos moradores, com denúncias anônimas, tem sido fundamental para conseguirmos resultados como esse. Continuamos firmes na luta contra a criminalidade”, afirmou.
Um dos casos de maior repercussão neste início de ano foi o desmantelamento de um ponto clandestino de desmanche de motos no bairro Novo Horizonte, também na Serra. No local, foram encontradas motocicletas em situação ilegal, ferramentas e peças utilizadas para adulterações. A suspeita é que o espaço servia tanto para revenda no mercado paralelo quanto para preparar os veículos para a prática de crimes como assaltos, tráfico de drogas e homicídios.
Como se proteger
Veja algumas medidas para reduzir o risco de ter a motocicleta furtada ou roubada:
- Utilize travas antifurto de boa qualidade e evite modelos frágeis.
- Instale um alarme confiável, preferencialmente com bloqueio do sistema de ignição.
- Estacione em locais movimentados ou vigiados.
- Alterne seus horários e rotas para evitar ser seguido.
- Invista em rastreador ou “vacina antifurto”, sistema que marca o chassi ou placa da moto em diferentes partes do veículo, dificultando o desmonte e a revenda.