Notícias

Furtos e roubos de motos somam 780 casos no ES em três meses

A Guarda da Serra recuperou quatro motocicletas durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes, que foram alvo de furtos e roubos. Crédito: Divulgação

Nos três primeiros meses de 2025, o Espírito Santo registrou 780 furtos e roubos de motocicletas, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Do total, 580 foram furtos e 200, roubos. Apesar dos altos números, a polícia conseguiu recuperar 573 motos no mesmo período, o que representa cerca de 73% dos veículos levados pelos criminosos.

Entre os municípios capixabas, a Serra aparece com o maior número de ocorrências: foram 184 casos envolvendo motocicletas, o que representa cerca de 23% do total registrado em todo o estado. A cidade, que possui 45.833 motocicletas registradas, segundo o Observatório do Detran-ES, lidera o ranking estadual.

Levantamento feito pelo Tempo Novo aponta que dois bairros da Serra estão entre os que mais concentraram ocorrências no estado: Parque Residencial Laranjeiras, com 35 registros, e Parque Jacaraípe, com 14. A maioria dos crimes aconteceu em vias públicas, seguida por invasões a residências.

+ Vereador da Serra propõe multa de até R$ 5 mil a morador que mantiver foco de dengue

Durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril, a Guarda Civil Municipal da Serra recuperou quatro motocicletas com o apoio de denúncias da população.

Para a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, a atuação da Guarda tem sido essencial. “Essas recuperações demonstram a importância e a eficácia do trabalho conjunto entre a Guarda da Serra e a nossa população. A participação ativa dos moradores, com denúncias anônimas, tem sido fundamental para conseguirmos resultados como esse. Continuamos firmes na luta contra a criminalidade”, afirmou.

Um dos casos de maior repercussão neste início de ano foi o desmantelamento de um ponto clandestino de desmanche de motos no bairro Novo Horizonte, também na Serra. No local, foram encontradas motocicletas em situação ilegal, ferramentas e peças utilizadas para adulterações. A suspeita é que o espaço servia tanto para revenda no mercado paralelo quanto para preparar os veículos para a prática de crimes como assaltos, tráfico de drogas e homicídios.

Como se proteger

Veja algumas medidas para reduzir o risco de ter a motocicleta furtada ou roubada:

  • Utilize travas antifurto de boa qualidade e evite modelos frágeis.
  • Instale um alarme confiável, preferencialmente com bloqueio do sistema de ignição.
  • Estacione em locais movimentados ou vigiados.
  • Alterne seus horários e rotas para evitar ser seguido.
  • Invista em rastreador ou “vacina antifurto”, sistema que marca o chassi ou placa da moto em diferentes partes do veículo, dificultando o desmonte e a revenda.
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

13 horas atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

13 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

13 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

14 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

15 horas atrás