O prefeito reeleito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), a vice, Márcia Lamas e os 23 vereadores eleitos da Serra tomam posse no dia 1º de janeiro, no Plenário da Câmara da Serra, para o quadriênio 2017 2020. O evento terá início às 16h. O vereador mais votado, Adriano Vasconcelos Rego (PTC), o Adriano Galinhão, que obteve 4.837 votos nas eleições do dia 2 de outubro, presidirá a sessão.
Terceiro Turno
Segundo informações da assessoria legislativa da Câmara da Serra, os primeiros a serem empossados serão os vereadores. Logo após o ato, Galinhão deve suspender a sessão e, em seguida, passará a conduzir a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, convocando as chapas inscritas para o biênio 2017-2018. Tudo indica que deve haver duas chapas, uma composta por aliados de Audifax e outra por vereadores de oposição, o chamado grupo dos 12.
Desafetos empossando
Com a eleição terminada, o presidente recém-eleito da Mesa é quem dará posse ao prefeito e à vice-prefeita. Lembrando que a conjuntura política indica que o presidente tem forte chance de vir do grupo de oposição ao prefeito. Alguns desafetos de Audifax estão entre os cotados para assumir a presidência, como Nacib Haddad (PDT); Basílio da Saúde (Pros) e Neidia Maura (PSD), atual mandatária da casa.
Galinhão zen
Apesar do clima de polarização entre os dois grupos formados na Câmara da Serra, com 12 vereadores de oposição e 11 da base do prefeito Audifax, o vereador novato, Adriano Galinhão aposta em uma sessão tranquila. “Acho que a escolha da Mesa será tranquila. A função do vereador é legislar e fiscalizar, é o primeiro intercambio entre a população e o poder público”, disse.
Segue o ritual
Após a posse da nova Mesa e do prefeito e vice, a sessão é novamente suspensa. Em seguida, é iniciada a escolha dos membros e presidentes das comissões permanentes da Câmara. Segundo informações da assessoria da Câmara, a previsão é de que todo o processo dure aproximadamente duas horas.
Fora de área
Para evitar surpresas até lá, os vereadores do grupo dos 12, que tem a maioria dos votos, devem ficar sem seus celulares. Informações dos bastidores da casas dão conta de que os dozes parlamentares entregaram seus celulares à uma pessoa ligada ao grupo e apenas ligações de familiares devem ser repassadas aos vereadores. Essa seria mais uma tática do grupo para reforçar a blindagem ante o forte assédio dos interlocutores de Audifax, que tentam levar pelo menos um nome para o outro lado.
Velhas caras novas
Tomam posse na próxima segunda-feira (2), em sessão solene na Assembleia Legislativa, os suplentes JamirMalini (PP), José Esmeraldo e Esmael Almeida (ambos PMDB). Eles assumem as vagas dos prefeitos eleitos Cacau Lorenzoni (PP-Marechal Floriano), Edson Magalhães (PSD-Guarapari) e GuerinoZanon (PMDB-Linhares), que serão empossados como prefeitos de suas respectivas cidades no domingo (1). A posse dos novos membros do Legislativo capixaba acontece às 9h, no Plenário Dirceu Cardoso. Lembrando que todos eles já tiveram mandato na Assembleia.
Serra com dois
Malini será o reforço para a bancada da Serra a partir de 2017. É a segunda vez que assume uma das cadeiras da Casa. Em 2012, renunciou à cadeira de vereador da Serra para assumir a vaga de deputado do então prefeito eleito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas (PRP). Jamir recebeu 11.600 votos em 2014, sendo o primeiro suplente da coligação PTN/PSL/PTdoB/PP/PTB. Com Malini a Serra fica com dois deputados estaduais, o outro é Bruno Lamas (PSB).
A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…
Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…
Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…
O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…
Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…