Um gambá foi resgatado na manhã desta sexta (8) numa área urbana, sem mata no entorno, pela Fiscalização Ambiental da Serra. O chamado foi feito por moradores, que acharam um gambá em uma residência do bairro São Diogo.
O animal estava em boas condições e não foi necessário o encaminhar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona. Ele foi solto na Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole.
Chamou atenção dos Auditores Fiscais de Meio Ambiente da Serra o fato de, na região, não haver vegetação que propicie o aparecimento da espécie.
“Nesta manhã de sexta-feira (8) estivemos na companhia do presidente da comunidade de São Diogo, Juninho Barata, realizando o resgate de um gambá numa residência próxima à avenida Norte Sul. Após a moradora e comerciante Maria Amélia Mara entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente, no qual os Auditores Fiscais verificaram que a espécie (gambá) estava saudável e com uma ótima aparência. O que nos chamou a atenção é que próximo à residência não tem nenhuma vegetação que propicie o aparecimento da espécie”, disse Ronaldo Freire, que é auditor de meio ambiente.
Os gambás são animais muito importantes para a fauna nacional. Eles possuem substâncias que inibem o veneno de escorpiões e cobras e também são responsáveis pelo soro que ajuda no tratamento dessas picadas: as proteínas do sangue deles bloqueiam efeitos como hemorragia e edema. Desta forma, ao encontrar este tipo de animal, não o mate. Acione a fiscalização ambiental.
Denúncias
Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.