E os bichos continuam a solta no bairro Costa Bela, na Serra. Desta vez, um gambá da espécie Didelphis aurita invadiu uma casa de moradores da comunidade e causou um verdadeiro alvoroço. O animal silvestre foi chamado de ‘mijão’ pelos residentes, já que urinou por toda a casa e precisou ser resgatado. A situação aconteceu durante o fim de semana.
De acordo com a líder comunitária de Costa Bela, Daniele Curty, o resgate do bicho foi feito pelos próprios moradores, que receberam treinamento há algumas semanas sobre manejo de animais silvestres.
“Aqui é o habitat natural deles; aparecem muitos animais silvestres para gente. Os moradores são sempre instruídos para deixarem eles à vontade e, quando ocorre de algum entrar em casas, nós temos treinamento para resgate. Se for necessário, chamamos as autoridades”, disse.
O Pronto, Flagrei conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender um pouco mais sobre o gambá resgatado. O especialista informou que é natural da espécie urinar em momentos de nervosismo.
“É normal, mamíferos em geral tem a tendência de urinar quando estão estressados. Além disso, eles têm duas glândulas que ficam em cima dos anus onde eles secretam um líquido extremamente fedido para justamente espantar um possível predador”, disse o biólogo.
Santiago ainda afirmou que os gambas são animais comuns e inofensivos aos seres humanos.
“São animais comuns, importantes para o ecossistema. Eles controlam escorpiões, comem algumas cobras, entre outras coisas. É um animal onívoro, inofensivo ao ser humano. Apesar de ter uma aparência agressiva, ele não apresenta risco ao ser humano. Um gamba é um excelente ajudante para quem possui muitos escorpiões ou serpentes em áreas da casa”, detalhou.