A dermatite alérgica a picadas de pulga (DAPP) é um dos problemas de pele mais comuns em gatos, e apesar da disponibilidade de excelentes produtos no mercado contra pulgas, esse é um dos gatilhos mais comuns para doenças alérgicas de pele, principalmente em climas quentes.
Animais com DAPP podem ferir a pele ao coçar, morder ou lamber constantemente, e esses ferimentos podem levar a infecções secundárias.
Os animais que desenvolvem a DAPP apresentam uma reação alérgica a substâncias presentes na saliva das pulgas, que são inoculadas na pele enquanto as pulgas se alimentam do sangue do gato.
O sintoma mais observado nos felinos é o prurido intenso, principalmente em face e pescoço, com presença de lesões muitas vezes extensas pelo corpo. Também podem apresentar alopecia (falta de pelos) em abdômen ventral (isso facilmente pode ser confundido com problemas comportamentais).
Alguns gatos podem simplesmente arrancar os pelos, mas outros podem causar escoriações graves e danos à pele.
À medida que se torna crônico, essas lesões (que primariamente não tem infecções bacterianas), a erupção primária fica menos evidente e dá origem a uma pele contaminada, com infecções secundárias.
Nesses casos crônicos, a pele adquire uma coloração escurecida nas regiões das lesões, podendo causar espessamento da pele nesta região. Os gatos com DAPP desenvolvem um tipo de dermatite chamada dermatite miliar devido à formação de diversos pontos de lesão na área afetada.
Normalmente, os preventivos orais contra pulgas funcionam depois que a pulga se alimenta de sangue, e como a alergia é à saliva da pulga, o paciente ainda pode sentir coceira, mesmo que não tenha evidências de pulgas vivas no animal. A idéia dos produtos é que eventualmente ocorra uma diminuição da carga geral das pulgas.
Na verdade, a maior carga de pulgas adultas não se encontra no animal, mas sim no ambiente, por isso é importantíssimo tratar o animal, mas também controlar o ambiente.
O programa mais eficaz para o tratamento é a combinação de adulticidas aplicados topicamente, pois esses atuam rapidamente e de maneira eficaz para minimizar as picadas.
+ Você sabe o que é dermatofitose em gatos? Entenda
Então, o controle e prevenção são fundamentais para um bom tratamento.
As pulgas adultas são consideradas parasitas externos obrigatórios, são elas que são vistas na pele e pelagem. É importante ressaltar que a forma adulta representa apenas 5% da população total presente em um ambiente. O restante da população (95%) estão presentes no ambiente encontra-se na forma imatura (ovos, larvas e pupas) e são praticamente imperceptíveis.
Os animais diagnosticados com DAPP devem permanecer constantemente protegidos de reinfestações.
Para saber mais, consulte seu médico veterinário.
Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…
Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…
Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…
Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…
A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…