A dermatite alérgica a picadas de pulga (DAPP) é um dos problemas de pele mais comuns em gatos, e apesar da disponibilidade de excelentes produtos no mercado contra pulgas, esse é um dos gatilhos mais comuns para doenças alérgicas de pele, principalmente em climas quentes.
Animais com DAPP podem ferir a pele ao coçar, morder ou lamber constantemente, e esses ferimentos podem levar a infecções secundárias.
Os animais que desenvolvem a DAPP apresentam uma reação alérgica a substâncias presentes na saliva das pulgas, que são inoculadas na pele enquanto as pulgas se alimentam do sangue do gato.
O sintoma mais observado nos felinos é o prurido intenso, principalmente em face e pescoço, com presença de lesões muitas vezes extensas pelo corpo. Também podem apresentar alopecia (falta de pelos) em abdômen ventral (isso facilmente pode ser confundido com problemas comportamentais).
Alguns gatos podem simplesmente arrancar os pelos, mas outros podem causar escoriações graves e danos à pele.
À medida que se torna crônico, essas lesões (que primariamente não tem infecções bacterianas), a erupção primária fica menos evidente e dá origem a uma pele contaminada, com infecções secundárias.
Nesses casos crônicos, a pele adquire uma coloração escurecida nas regiões das lesões, podendo causar espessamento da pele nesta região. Os gatos com DAPP desenvolvem um tipo de dermatite chamada dermatite miliar devido à formação de diversos pontos de lesão na área afetada.
Normalmente, os preventivos orais contra pulgas funcionam depois que a pulga se alimenta de sangue, e como a alergia é à saliva da pulga, o paciente ainda pode sentir coceira, mesmo que não tenha evidências de pulgas vivas no animal. A idéia dos produtos é que eventualmente ocorra uma diminuição da carga geral das pulgas.
Na verdade, a maior carga de pulgas adultas não se encontra no animal, mas sim no ambiente, por isso é importantíssimo tratar o animal, mas também controlar o ambiente.
O programa mais eficaz para o tratamento é a combinação de adulticidas aplicados topicamente, pois esses atuam rapidamente e de maneira eficaz para minimizar as picadas.
+ Você sabe o que é dermatofitose em gatos? Entenda
Então, o controle e prevenção são fundamentais para um bom tratamento.
As pulgas adultas são consideradas parasitas externos obrigatórios, são elas que são vistas na pele e pelagem. É importante ressaltar que a forma adulta representa apenas 5% da população total presente em um ambiente. O restante da população (95%) estão presentes no ambiente encontra-se na forma imatura (ovos, larvas e pupas) e são praticamente imperceptíveis.
Os animais diagnosticados com DAPP devem permanecer constantemente protegidos de reinfestações.
Para saber mais, consulte seu médico veterinário.
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…
No sábado (23, vai ter samba com Samba Junior e a famosa Festa do Sinal - evento temático onde a…
A banda Herança Negra nasceu no bairro Jesus de Nazareth, e tem uma trajetória de sucesso. Emplacou sucessos, dividiu o…
Empresário Patrick Ribeiro fez estreia de sucesso em Portugal e se prepara para mega turnê de Cintia Chagas em 2025.…
A escala de trabalho 6x1, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é amplamente utilizada em diversos setores, especialmente…
O mutirão da saúde será realizado sábado (23), novamente na Unidade Regional de Saúde (URS) de Serra Sede. Crédito: Edson…