Gatos precisam de vacinas além da raiva: veja a importância delas

Compartilhe:

Assim como os cães, os gatos também precisam ser imunizados.  Existem 3 tipos diferentes de vacinas para gatos.  A que protege contra três doença,  a que protege contra quatro doença e a que protege contra cinco doenças.

Em filhotes a primeira dose deve ser dada aos 60 dias e requer reaplicação após 30 dias,  em alguns casos a terceira dose deve ser administrada,  o médico veterinário é falará se há esta necessidade. E assim como em cães deve ser dado doses de reforço anuais. 

A vacina múltipla protege contra…

A panleucopenia que é uma doença infecciosa causada por um vírus de fácil transmissão que se dá por meio de secreções no ambiente e por ingestão oral. Os sinais normalmente são falta de apetite, vômito, diarréia, febre, dor abdominal e mucosas pálidas;

Rinotraqueíte leva a doença respiratória, muito contagiosa entre os gatos, sendo similar a um resfriado humano. Os sinais são espirros, perda de apetite, febre, corrimento nasais e oculares, conjuntivite;

Calicivirose é transmitida de animal para animal, filhotes são os mais acometidos, principalmente em locais onde tem aglomeração de gatos, normalmente a doença é aguda, leve e auto-limitante. Os sinais são secreções nasais e oculares, úlceras orais, febre e dificuldade de se locomover;

Clamidiose (existente na V4 e V5 apenas),  é transmitida entre gatos por contato direto por via de secreções nasais e oculares. Em alguns animais pode ser assintomático, mas os sinais mais comuns são febre, espirros, tosse, conjuntivite com secreção ocular, dificuldade de respirar, e em filhotes geralmente podem desenvolver pneumonia.

A V5, protege além das doenças descritas também contra a Felv,  é um vírus que causa leucemia em gatos.  Esse vírus leva a um quadro mais grave de outras doenças que o gatinho possa ter,  justamente por ter comprometimento do seu sistema imunológico. 

Imunizar o seu felino é um ato de responsabilidade.  Leve seu gatinho anualmente para vacinar e ficar protegido contra doenças que podem ser fatais.

Por Dra Bruna Franklin Coutinho

Médica Veterinária da Climev Laranjeiras

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também