Categories: Amar é o Bicho

Gatos também gostam de passear! Veja algumas dicas para acostumar seu gato a passear de coleira

Gatos são curiosos por natureza. Adora explorar ao ambiente onde vivem e ver todas as novidades. Experimente mudar um móvel de lugar, seu bichano provavelmente vai ficar um tempão em cima dele apreciando a nova vista da sala! Mas, como todos sabemos a rua é muito perigosa para nossos bichanos, riscos como atropelamentos e envenenamentos são iminentes e o passeio se torna o jeito seguro de atender aos instintos de explorador dos maius. É super fácil acostumá-lo com a coleira, independente da idade, mas a coisa precisa ser feita no ritmo do gato e não no seu. Ah, e muito provavelmente, é ele que vai te levar para passear e não o contrário!

Antes de fazer qualquer coisa, compre uma coleira de elástico para o pescoço e uma plaquinha de identificação. A coleira de passeio precisa ser uma peitoral. Não só porque seu gato pode se desesperar e se enforcar, mas porque uma coleira de pescoço passa super fácil pela cabeça e ele pode fugir. A guia mais segura é a comum, já que a retrátil pode causar acidentes (imagina se ele se assusta e corre para a rua ou pula um muro e fica pendurado).

Para acostumar o gato a usar a peitoral, coloque-a bem folgada e dê petiscos para ele. Você também pode incentivá-lo a brincar, para associar a coleira a algo positivo e mostrar para ele que ele pode se mexer tranquilamente com ela.

Repita esse exercício por vários dias, ajustando a coleira aos poucos e deixando por cada vez mais tempo até que ele se sinta confortável em usá-la dentro de casa. O ideal é que ela fique bem justa ao corpo, beeeem justa! Teste para ter certeza de que, mesmo sendo peitoral, ela não vai passar pela cabeça caso você puxe a guia de frente numa emergência.

Agora, para começar os passeios, coloque a peitoral e a guia e só abra a porta de casa, sem puxar o gato. Você pode dar petiscos para ele se sentir mais motivado, mas deixe ele sair no ritmo dele. Alguns gatos já saem andando pela calçada, outros demoram um bom tempo para passar da entrada da casa ou do hall do prédio. Seu gato mesmo vai estipular até onde ele quer ir, pode ser que ele só queira se sentar na frente da casa e olhar o movimento, deixe e tenha paciência, afinal o passeio é para ele.

Por fim, tenha cautela e seja prudente. Nunca ande por ruas muito movimentadas e barulhentas. Nem lugares que têm cachorros soltos, um gato desesperado é difícil de controlar e um cachorro agressivo também. Não use a coleira de passeio para levar o gato ao veterinário, nem para deixá-lo preso (isso nem pensar gente, heim!), nem dar remédio ou dar banho – o gato pode associá-la com uma coisa ruim e passar a ter medo de usá-la.

Agora que tal ver um vídeo para se inspirar? Essa Savannah tem apenas seis meses e já acompanha a família em trilhas na natureza! Será que seu gato também ia curtir uma caminhada dessa? As dicas gente são de um site maravilhoso Gatinho Branco (www.gatinhobranco.com).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

2 horas atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

2 horas atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás