Categories: Política

Givaldo Vieira deve buscar a reeleição no PCdoB

Petista buscará abrigo no partido que tem ideologia de esquerda, mas oferece condições para a reeleição

Foto: Divulgação

Tendo como pano de fundo as eleições de 2018, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) deve anunciar nas próximas semanas a sua mudança para outra legenda. E a questão não seria ideológica apenas.

Ele deve buscar a reeleição em outubro, mas está vendo suas chances de vitória diminuírem diante do cenário que se configura no partido, com as candidaturas de Coser e Helder Salomão ganhando musculatura.

Oficialmente, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT poderá justificar no mercado político como uma das principais razões para a troca de legenda. Ocorrido em 2017, o PED acirrou a disputa interna pelo controle do partido e, na ocasião, uma decisão da direção nacional do partido, questionada por militantes ligados a Givaldo, resultou na vitória de João Coser, seu adversário na disputa. 

Com a janela aberta pelo Calendário Eleitoral para troca de legenda, o petista deve anunciar nos próximos dias para  qual partido deve migrar. As especulações são de que o petista poderia ir para o PSB ou PCdoB. Entretanto, no PSB Givaldo pode enfrentar situação semelhante à que se encontra. No ninho socialista ele teria que disputar com outro gigante, Paulo Foletto. O PSB deve alcançar apenas uma cadeiras de deputado federal. 

Já no PCdoB, além de ter mais facilidade para eleição, uma vez que a legenda deve se unir a outros partidos menores na corrida eleitoral, ele também deve assumir o controle do partido. Esta seria uma das condições para que a filiação seja confirmada. 

Por meio de sua assessoria, o deputado informou que “está ouvindo propostas, como do PCdoB, do PSB, fazendo conversas; ouvindo a Direção Nacional do PT. Não tem confirmação”.

Mas petistas ligados ao deputado garantem que ele estaria de malas prontas para outro partido, que deve ser acompanhado por outros, como o ex-vereador Sebastião Sabino e Nego da Pesca. Petistas históricos como Lourência Riani, Cida Campos e Cleber Lanes devem permanecer no PT.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

3 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

4 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

5 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

5 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás