Amigo leitor,
Na última semana um hacker publicou em um fórum de segurança da Rússia que havia tido acesso a mais de 5 milhões de contas de e-mails do Gmail, o serviço de e-mail da Google.
Entretanto, a Google já se pronunciou e tentou acalmar seus usuários, afirmando que não há motivos para desespero, haja vista que apenas 2% dos pares de e-mails e senhas publicadas como invadidas são válidas.
De qualquer forma, pelo sim pelo não, e por não sabermos a extensão exata desse acesso indevido às contas do Gmail, o melhor a fazer é alterar imediatamente a sua senha de acesso, caso tenha uma conta no serviço de email do Google.
Esse fato ocorrido com as contas do Gmail demonstra mais uma vez a fragilidade do mundo virtual, visto que, por mais recursos de segurança que se tenha sempre existirá a possibilidade de uma invasão de dispositivo informático, colocando em risco as informações ali armazenadas.
Desta forma, sempre orientamos aos usuários da tecnologia da informação que protejam seus dados e utilizem todos os recursos de segurança disponíveis.
Independente do dispositivo informático, seja um notebook, smartphone, pendrive, HD externo, discos virtuais na nuvem, cartão de memória, entre outros, em qualquer desses dispositivos, a informação “in natura”, sem nenhum tipo de proteção, tal como a criptografia, estará vulnerável e, caso tenha algum tipo de valor agregado (moral, ético, financeiro, etc), poderá ser acessada e comprometida de várias formas.
Portanto, todo cuidado é pouco, e a melhor forma de ter alguma segurança no mundo digital é nunca se sentir totalmente seguro.
Minicraft com a Microsoft
Outro assunto que foi bastante comentado nesta semana foi a confirmação por parte da Microsoft que está comprando a empresa sueca Mojang, desenvolvedora do jogo Minecraft, para PCs, consoles e dispositivos móveis, pela bagatela de US$ 2,5 bilhões. O acordo foi assinado duas semanas após a Mojang ter lançado uma versão do seu jogo para o console Xbox One, da Microsoft.
Um bom final de semana a todos!
Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais. Contatos para palestras: eduardo.virtual@hotmail.com