Clarice Poltronieri
Nesta manhã (15), um golfinho morto apareceu na praia do barrote, Praia Jacaraípe, na altura do restaurante Berro D’Água. Segundo o presidente do Instituto Brasileira de Fauna e Flora (Ibraf), Claudinei Rocha, o animal foi encontrado antes das 7h.
“O corpo está em estado avançado de decomposição, talvez nem dê para fazer necrópsia, mas aparentemente pode ter sido uma rede. Há um hematoma muito grande na barriga, o que caracteriza como rede. O animal foi recolhido há cerca de 40 minutos”, afirma.
Ele diz que nessa época é comum o aparecimento de cetáceos (família das baleias e golfinhos) na costa, pois eles estão em período de reprodução. “Só na Serra foram encontradas duas baleias jubartes no litoral em menos de 15 dias: um filhote, em Manguinhos e uma adulta na Curva da Baleia, em Jacaraípe”, lembra.
Claudinei aponta que há muitas redes em local impróprio, o que aumenta o índice de mortalidade.
Sobre a remoção de animais marinhos, informa que a responsabilidade de remoção é da prefeitura, mas quando o animal é pequeno, como o caso do golfinho, costuma ser recolhido pela CTA, empresa capixaba que faz esse tipo de serviço, para a necropsia.
Na Praia de Interlagos em Vila Velha, também nesta quinta (15) também foi encontrada uma jubarte adulta encalhada.