Notícias

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e Bicanga, um deles, vítima de rede de pesca. Crédito: Divulgação

A tarde da última segunda-feira (13) trouxe uma cena lamentável para o meio ambiente na Serra, com o encalhe e morte de dois golfinhos da espécie Sotalia guianensis, conhecida como boto-cinza, em praias do município. Os animais foram encontrados nas areias de Jacaraípe, na Praia do Solemar, e em Bicanga, com menos de três horas de diferença entre os episódios.

Segundo João Marcelo Nogueira, diretor executivo do Instituto Orca, responsável por todos os encalhes de mamíferos marinhos desde Presidente Kennedy até a foz do Rio Doce, o golfinho encontrado em Jacaraípe era um macho em estágio avançado de decomposição. Apesar do estado do corpo dificultar a identificação da causa da morte, o animal será submetido a avaliação necroscópica.

Já o boto encontrado em Bicanga, também do sexo masculino, media 1,88 metros e estava em excelente condição corpórea. Contudo, apresentava marcas indicativas de interação com apetrechos de pesca, como redes, o que sugere uma possível causa de morte.

Nos dois casos, os animais foram avistados por banhistas, que acionaram as autoridades responsáveis. 

Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), ressaltou a importância de preservar o meio ambiente para proteger a fauna marinha. “Pedimos às pessoas que nos ajudem na conservação da nossa fauna marinha, evitando jogar lixo na natureza, especialmente nas praias. Muitas vezes, essas ações estão diretamente relacionadas a mortes como estas. Vamos preservar o que é nosso”.

Sobre o Boto-Cinza

O boto-cinza é uma espécie de golfinho comum nas águas costeiras do Atlântico Ocidental, incluindo o litoral brasileiro. Adultos medem entre 1,5 e 2 metros e pesam de 30 a 50 kg. Reconhecidos por sua sociabilidade, os botos-cinza vivem em grupos e, em algumas regiões, interagem com seres humanos.

Esses golfinhos desempenham um papel vital no equilíbrio ecológico das zonas costeiras, alimentando-se de peixes e crustáceos. Contudo, enfrentam ameaças crescentes, como a poluição, redes de pesca e a degradação de seus habitats, fatores que têm contribuído para a diminuição de sua população.

O caso evidencia a necessidade urgente de medidas mais efetivas de conservação para garantir a proteção dessas espécies e do meio ambiente marinho.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

4 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

7 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

8 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

9 horas atrás

Comunicado – 14/01/2025

publicidade legal - 14-01-2025Baixar

10 horas atrás

Serra é a terceira cidade do Sudeste onde mais choveu neste início de 2025

A Serra é a terceira cidade do Sudeste onde mais choveu neste início de 2025. Nos dados estaduais, é a…

10 horas atrás