Bruno Lyra
O Governador Paulo Hartung (PMDB) garantiu que até o final de seu mandado ArcelorMittal Tubarão e Vale vão estar usando água tratada das estações de tratamento de esgoto da Grande Vitória para reduzir a demanda do sistema Santa Maria, rio que atende toda a Serra e zona norte da capital.
A afirmação foi feita na manhã desta sexta (22) em Jardim Limoeiro, Serra, logo após participar do Café de Negócios (Caneg) promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) para discutir a falta d’água.
“Estamos trabalhando a questão do reuso junto às grandes empresas que também são grandes consumidoras. Esse era um assunto tabu e agora, com a crise hídrica a partir de dezembro do ano passado, acabou entrando na pauta”, revela o governador.
“Já tivemos uma experiência positiva na Serra com o uso da água de reuso no combate ao incêndio às turfas. Vai ser uma demonstração tanto da Arcelor quanto da Vale de sensibilidade ao conjunto dos desafios que o estado está vivendo nessa questão hídrica”, frisa Hartung.
Siderúrgicas estão se preparando para adotar medida
As empresas confirmam que já estão em cursos estudos técnicos para viabilizar a transferência do esgoto tratado até o Complexo de Tubarão. Gerente de Meio ambiente da ArcelorMittal, João Bosco Reis, disse que a empresa deve ficar com as águas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos.
“Já temos uma experiência com reutilização de esgoto desde 2007. Hoje 97% da água doce que usamos é recirculada e 95% de toda água usada é do
mar”, explica.
João Bosco acrescentou que a empresa já está fazendo outro estudo, só que este para retirar água do subsolo através do poço artesiano, o que ainda não é feito na unidade de Tubarão. O estudo vai definir quantos poços serão furados.
Por conta da escassez de água no rio Santa Maria a Cesan reduziu o fornecimento de água para a Arcelor, que caiu de 850 litros por segundo (l/s) para cerca de 570 l/s. Os números são da presidente da Cesan, Denise Cadete.
Vale
Engenheiro de Meio Ambiente da Vale, Austregésilo Guimarães, disse que a empresa já está fazendo a avaliação técnica e econômica para usar esgoto tratado da Grande Vitória. Falou também que é preciso concluir esse estudo para definir se é ou não viável o uso do esgoto tratado.
A empresa é outra grande consumidora das águas do rio Santa Maria e também enfrenta redução do fornecimento. Antes usava 380 l/s o hoje esse volume não passa de 100 l/s, conforme dados da presidente da Cesan.
Como alternativa a Vale vem retirando água em 4 poços artesianos na planta de Tubarão, cuja voluma soma cerca de 35l/s.
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…
Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…