O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou a rede social “X” para celebrar, nesta quinta-feira (23), a tripla indicação do filme Ainda Estou Aqui ao Oscar. A produção original do Globoplay, dirigida por Walter Salles, está concorrendo em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres interpretando Eunice Paiva.
Além disso, vale destacar que Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria Melhor Filme do Ano da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A história emocionante da família Paiva
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o documentário Ainda Estou Aqui traz à tona a história íntima e emocionante da família Paiva, com foco na figura de Eunice Paiva. O relato de Marcelo, filho de Eunice, revive o drama vivido pela família após a prisão, tortura e assassinato de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, pelos agentes da ditadura militar brasileira nos anos 1970.
Rubens Paiva desapareceu durante o regime militar, por outro lado, a família nunca encontrou seu corpo. Sua certidão de óbito foi finalmente emitida apenas em 1996, 25 anos após sua morte.
Além disso, o documentário também acompanha a transformação de Eunice Paiva, uma dona de casa e mãe de cinco filhos, em uma das figuras mais importantes na luta pelos direitos humanos no Brasil. Ao longo dos anos, Eunice se tornou uma ativista de renome, com destaque especial por seu trabalho na defesa das causas indígenas.