O desencontro entre o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o atual, Paulo Hartung (PMDB), na internet ganhou mais um capítulo no último dia sete, por meio de postagem de ambos em uma rede social. O tema em questão foi a aprovação do fim da divisão no Parque das Baleias, que é um campo de petróleo no litoral sul capixaba.
Pelas regras do segmento do petróleo, quanto maior a produção de um campo individualmente, maior é o percentual de pagamento como participação especial para o Estado, União e municípios da área de abrangência. A decisão pode obrigar a Petrobras a pagar ao Estado R$ 2 bilhões anualmente.
Em sua página no Facebook, Paulo Hartung atribuiu a vitória ao trabalho da Procuradoria Geral do Estado.
“Assim, quando se divide um campo em sete, como estava sendo feito, a produção individual é menor e gera pouca ou nenhuma participação. Essa vitória dos capixabas garante o real valor de participação especial devido pela Petrobras aos cofres públicos. Agora, vamos continuar trabalhando muito para que o valor retroativo seja quitado e que a importância correta seja repassada ao poder público”, afirmou Hartung.
Já Renato Casagrande criticou a postagem de Hartung “A decisão é resultado da luta que travamos em nosso governo para modificar os critérios de pagamento de royalties”, escreveu.
Sobre a declaração de Hartung de continuar trabalhando para receber o valor retroativo, Casagrande cutucou, “Continuar como, se ele nada fez para que isso acontecesse? Resumindo, é mais uma tentativa de encobrir o trabalho que realizamos no Espírito Santo, neste caso com a participação importante da Procuradoria Geral do Estado”.