Categories: Meio Ambiente

Governador garante que Vale e Arcelor vão usar esgoto tratado

Paulo Hartung se reuniu com empresários da Serra para apresentar medidas contra a falta de água no município. Foto: Bruno Lyra Paulo Hartung se reuniu com empresários da Serra para apresentar medidas contra a falta de água no município. Foto: Bruno Lyra
Paulo Hartung se reuniu com empresários da Serra para apresentar medidas contra a falta de água no município. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra 

O Governador Paulo Hartung (PMDB) garantiu que até o final de seu mandado ArcelorMittal Tubarão e Vale vão estar usando água tratada das estações de tratamento de esgoto da Grande Vitória para reduzir a demanda do sistema Santa Maria, rio que atende toda a Serra e zona norte da capital.

A afirmação foi feita na manhã da última sexta (22) em Jardim Limoeiro, Serra, logo após participar do Café de Negócios (Caneg) promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) para discutir a falta d’água.

“Estamos trabalhando a questão do reuso junto às grandes empresas que também são grandes consumidoras. Esse era um assunto tabu e agora, com a crise hídrica, desde dezembro do ano passado, acabou entrando na pauta”, revela o governador.

As empresas confirmam que já se preparam para atender a determinação. Gerente de Meio ambiente da ArcelorMittal, João Bosco Reis, disse que a empresa deve ficar com as águas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos.

Arcelor

“Já temos uma experiência com reutilização de esgoto desde 2007. Hoje 97% da água doce que usamos é recirculada e 95% de toda água usada é do mar”, explica.

João Bosco acrescentou que a empresa também pretende furar poços artesianos na planta de Tubarão.

A Arcelor usa 850 litros por segundo (l/s) do rio Santa Maria, mas atualmente só pode usar 570 l/s por conta dos efeitos da seca.  Os números são da presidente da Cesan, Denise Cadete.

Vale

Engenheiro de Meio Ambiente da Vale, Austregésilo Guimarães, disse que a empresa está fazendo estudo para definir se é ou não viável o uso do esgoto tratado.

A empresa é outra grande consumidora das águas do rio Santa Maria e também enfrenta redução do fornecimento. Antes usava 380 l/s o hoje esse volume não passa de 100 l/s, conforme dados da presidente da Cesan. Como alternativa a Vale vem retirando água em 4 poços artesianos na planta de Tubarão, cuja volume soma cerca de 35l/s.

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

12 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

12 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

12 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

13 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

13 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

13 horas atrás