Categories: NotíciasSaúde

Governo Bolsonaro ainda não enviou inseticida para combater dengue na Serra

Mesmo com pedido do município, o Ministério da Saúde ainda não enviou o inseticida para a Serra. Com isso, o combate a dengue na Serra fica prejudicado

Ministério da Saúde afirma que não conseguiu comprar o inseticida. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mesmo com uma epidemia de dengue na Serra, o município segue sem receber do Ministério da Saúde o inseticida malathion, usado para combater o mosquito transmissor da doença através de pulverização com bombas costais. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou que fez a solicitação de reposição do malathion, mas o pedido foi ignorado e, desde abril, não houve abastecimento de estoque.

Enquanto isso, os casos de dengue na cidade não param de crescer. Para se ter uma ideia, já foram mais de 12 mil pessoas infectadas pela dengue em 2019, sendo que seis desses casos evoluíram para óbito. Segundo informações da Sesa, o aumento dos casos neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de quase 2.770%. Em 2019, já foram 12.391, enquanto que no ano passado foram apenas 524.

O TEMPO NOVO conversou com o subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, que afirmou que o município está focando em outras formas de combate. “A gente teve que lançar mão de alternativas. Intensificamos o combate à larva do mosquito e a conscientização das pessoas, pois os maiores números de foco estão nas casas. Continuamos com o fumacê, apesar não ter a mesma efetividade da aplicação do malathion com bombas costais”, pondera.

Lugão destacou, ainda, que a Prefeitura já comprou outro tipo de inseticida para aplicar com bombas costais em valões, ferros-velhos, lixões e terrenos baldios, mas não tem a mesma eficácia.

Vale destacar que esse inseticida não é utilizado nos carros fumacês. É usado apenas no UBV, que é bloqueio feito com bombas costais. Esse veneno é essencial, pois mata o Aedes. “O combate ao mosquito continua com a circulação do carro fumacê, pois esta ação utiliza outro tipo de inseticida e este nunca esteve em falta”, disse a Prefeitura da Serra, em nota. Assim como na Serra, o problema também acontece em diversas cidades e estados brasileiros. 

A Secretaria Estadual da Saúde também confirmou a falta do inseticida Malathion para o TEMPO NOVO e disse que já alertou os municípios capixabas, inclusive a Serra, sobre o desabastecimento. “Imediatamente, a Vigilância Estadual notificou os municípios sobre o desabastecimento e orientou sobre a intensificação de outras ações de combate ao vetor que vão além do controle químico”, disse, por meio de nota.

O que diz o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou uma nota no final de maio, na qual diz que está trabalhando na tentativa de minimizar os problemas causados pela falta do inseticida. Segundo a nota, devido ao desabastecimento, que atingiu vários estados, houve a tentativa de empréstimo do inseticida com outros países da América do Sul, mas não havia disponibilidade do produto. O Ministério ainda não tem uma previsão para solucionar o problema.

“Dessa forma, devido o desabastecimento, reforça-se a necessidade da intensificação das ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos, com a realização de visita casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. As ações de controle vetorial devem ser planejadas para serem executadas de forma permanente, promovendo a articulação sistemática com todos os setores do município”, disse na nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

6 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

24 horas atrás