Com um investimento inicial de R$ 29 milhões, a obra do Faça Fácil da Serra está longe de sair do papel. A obra deveria ter sido entregue no segundo semestre de 2015, mas depois de quatro anos, o Governo do Estado ainda não tem previsão nem para dar início à construção da unidade. Agora, em 2019, a gestão do governador Renato Casagrande (PSB), culpa o governo de Paulo Hartung (sem partido) por não ter concluído os serviços.
Para o TEMPO NOVO, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, que é a responsável pela obra, não informou se vai retomar a construção e disse que “está negociando questões contratuais do projeto junto à concessionária responsável”. A secretaria ainda culpou o Governo de Paulo Hartung por não ter entregado o Faça Fácil da Serra. Questionada quando a obra iria ser iniciada, a secretaria não quis responder.
Quando a construção foi anunciada, a empreiteira responsável pela obra, Concessionária Faça Fácil Cidadão S.A, chegou a cercar o terreno que fica próximo ao Terminal de Laranjeiras para começar a construir empreendimento. Para a construção, foi feito um convênio entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, com isso o município doaria o terreno de 7 mil m2 e o estado construiria a unidade.
Em 2018, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) disse que o motivo da obra não ter acontecido foi o cenário de crise econômica enfrentado desde o início de 2015. Com isso o governo (gestão de Hartung) teve que realizar uma mudança no cronograma de implantação e operação do Faça fácil Serra.
Na ocasião, a secretaria ainda disse que estava construindo junto com a concessionária os termos para um ajuste do Contrato de Concessão Administrativa que contemplará a reprogramação do início das obras, mas não deu um prazo para o início das obras.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber se o Município pretende tomar de volta o terreno que foi doado para o Estado. Assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.
O que é o Fácil Fácil
O Faça Fácil é uma Parceria Público-Privada que viabiliza a instalação de vários órgãos para atendimento à população num único lugar: Polícia Civil, Detran, Secretaria da Fazenda, Cesan, Ceturb, Junta Comercial e Procon; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT) e Correios; órgãos e secretarias municipais, Sine, Banestes, Escelsa, entre outros. Na Grande Vitória existe um Faça Fácil em Cariacica.