Com a proximidade da voltas às aulas em escolas capixabas, o governo do Estado divulgou, na noite desta terça-feira (29), em edição extra do Diário Oficial, o protocolo com medidas adicionais específicas para as instituições de ensino da Educação Infantil das redes pública e privada. O documento prevê diversas regras que precisarão ser respeitadas, inclusive o número de alunos por sala de aula, que foi limitado a 10 crianças.
A portaria, assinada pelas Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), estabelece que as instituições devem formar grupos fixos com o menor número possível de crianças, não permitindo contato próximo entre crianças de diferentes grupos, e usando para isso a adequação da estrutura física e o replanejamento do uso dos espaços da instituição.
O documento ainda recomenda que cada grupo use sempre a mesma sala, garantindo a higienização adequada. Dentro das possibilidades, também é recomendado que haja professores, auxiliares e cuidadores exclusivos para cada grupo fixo de crianças.
Alem disso, os profissionais da Educação terão que utilizar trajes (incluindo o calçado) limpos e exclusivos para o ambiente interno da instituição, não devendo ser utilizados no trajeto casa-escola e vice-versa. “As roupas utilizadas no ambiente interno pelos funcionários devem ser trocadas e lavadas diariamente, sendo transportados para casa ou para o trabalho protegidos em sacos plásticos ou outra proteção adequada”, determina o documento.
Sobre os brinquedos oferecidos pelas escolas as crianças, o Estado indica que deve-se realizar a higienização adequada desses objetos, dos tapetes de estimulação e de todos os equipamentos antes do início das aulas de cada turno, devendo ser utilizados agentes de limpeza e desinfecção adequados para a finalidade e de acordo com a legislação vigente. “Trocadores, banheiras e outros materiais similares, que forem usados de forma compartilhada, devem passar por limpeza e desinfecção a cada uso. Brinquedos ou quaisquer outros objetos que não podem ser higienizados devem ter o uso suspenso.”
É importante destacar que, na última sexta-feira (25), durante uma coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande (PSB) informou que o retorno das atividades deste grupo de ensino está autorizado a partir da próxima segunda (05), nos municípios considerados de risco baixo para a transmissão da covid-19.
Na Serra, ainda está sendo decidido se as aulas presenciais irão ou não retornar nas escolas municipais. A decisão será tomada pelas Secretaria Municipal de Saúde e Educação.
O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…
O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…
As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…
Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…